Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3726
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Entre a vida e a formação: os caminhos percorridos até chegar a ser professora-alfabetizadora da EJA
Autor(es): Jesus, Noêmia Sampaio de
Orientador(a): Clark, Geórgia Nellie
Membro(a) da banca: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Membro(a) da banca: Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso
Referência: JESUS, Noêmia Sampaio de. Entre a vida e a formação: os caminhos percorridos até chegar a ser professora-alfabetizadora da EJA, Amargosa-BA. 2017. 102f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.
Resumo: Este trabalho intitulado “Entre a vida e a formação: os caminhos percorridos até chegar a ser professora-alfabetizadora da EJA”, apresenta questões referentes a alfabetização na EJA, e a formação desse profissional para atuar nessa modalidade de ensino. Aproximo-me do meu problema de pesquisa com o intuito de analisar, de que forma as professoras têm assumido o lugar de alfabetizadoras desses sujeitos em um contexto comumente de adversidades para a formação e atuação na EJA. Para responder a esta questão foi traçado como objetivo geral compreender, a partir da história de vida, os processos formativos de uma professora alfabetizadora da Educação de Jovens e Adultos. No percurso rumo a esse objetivo, fez-se necessário refletir sobre a trajetória da EJA, bem como discutir a alfabetização de jovens adultos e idosos, além de refletir sobre a formação-profissão do alfabetizador da Educação de Jovens e Adultos. Para realização deste trabalho fiz uso da pesquisa qualitativa por se tratar de um fenômeno social, em uma abordagem (auto) biográfica, e quanto ao instrumento de coleta de dados, optei pela utilização de entrevistas semiestruturadas. Ocupando o lugar de sujeito da pesquisa, recebi a contribuição de uma professora alfabetizadora da Educação de Jovens e Adultos residente na cidade de Mutuípe - BA. Com relação aos pressupostos teóricos, está presente neste trabalho um breve histórico da EJA, e uma discussão acerca da alfabetização na EJA e sobre formação de alfabetizadores dessa modalidade da educação básica. Em notas conclusivas foi possível compreender não somente a relevância da alfabetização na EJA, mas também seus limites em relação a contemplação efetiva dessa alfabetização, além da necessidade de uma formação específica desses educadores. Os depoimentos da professora revelaram, também, modos de como lida com as dificuldades e adversidades em sala de aula apresentando elementos importantes sobre a alfabetização na EJA e na constituição da profissão docente.
Palavras-chave: Alfabetização na EJA
Formação docente
(Auto) biografia
Professores - Formação
Educação de adultos
Práticas de ensino
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 27-Set-2017
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-29T14:37:39Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3726
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Entre_Vida_Formacao_TCC_2017.pdf869,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.