Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3726
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Jesus, Noêmia Sampaio de | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-29T14:37:39Z | - |
dc.date.available | 2024-09-29T14:37:39Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-27 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Noêmia Sampaio de. Entre a vida e a formação: os caminhos percorridos até chegar a ser professora-alfabetizadora da EJA, Amargosa-BA. 2017. 102f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3726 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização na EJA | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | (Auto) biografia | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Educação de adultos | pt_BR |
dc.subject | Práticas de ensino | pt_BR |
dc.title | Entre a vida e a formação: os caminhos percorridos até chegar a ser professora-alfabetizadora da EJA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho intitulado “Entre a vida e a formação: os caminhos percorridos até chegar a ser professora-alfabetizadora da EJA”, apresenta questões referentes a alfabetização na EJA, e a formação desse profissional para atuar nessa modalidade de ensino. Aproximo-me do meu problema de pesquisa com o intuito de analisar, de que forma as professoras têm assumido o lugar de alfabetizadoras desses sujeitos em um contexto comumente de adversidades para a formação e atuação na EJA. Para responder a esta questão foi traçado como objetivo geral compreender, a partir da história de vida, os processos formativos de uma professora alfabetizadora da Educação de Jovens e Adultos. No percurso rumo a esse objetivo, fez-se necessário refletir sobre a trajetória da EJA, bem como discutir a alfabetização de jovens adultos e idosos, além de refletir sobre a formação-profissão do alfabetizador da Educação de Jovens e Adultos. Para realização deste trabalho fiz uso da pesquisa qualitativa por se tratar de um fenômeno social, em uma abordagem (auto) biográfica, e quanto ao instrumento de coleta de dados, optei pela utilização de entrevistas semiestruturadas. Ocupando o lugar de sujeito da pesquisa, recebi a contribuição de uma professora alfabetizadora da Educação de Jovens e Adultos residente na cidade de Mutuípe - BA. Com relação aos pressupostos teóricos, está presente neste trabalho um breve histórico da EJA, e uma discussão acerca da alfabetização na EJA e sobre formação de alfabetizadores dessa modalidade da educação básica. Em notas conclusivas foi possível compreender não somente a relevância da alfabetização na EJA, mas também seus limites em relação a contemplação efetiva dessa alfabetização, além da necessidade de uma formação específica desses educadores. Os depoimentos da professora revelaram, também, modos de como lida com as dificuldades e adversidades em sala de aula apresentando elementos importantes sobre a alfabetização na EJA e na constituição da profissão docente. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Clark, Geórgia Nellie | - |
dc.contributor.referee1 | Andrade, Maria Eurácia Barreto de | - |
dc.contributor.referee2 | Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Entre_Vida_Formacao_TCC_2017.pdf | 869,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.