Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3726
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Entre a vida e a formação: os caminhos percorridos até chegar a ser professora-alfabetizadora da EJA
metadata.dc.creator: Jesus, Noêmia Sampaio de
metadata.dc.contributor.advisor1: Clark, Geórgia Nellie
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso
Citación : JESUS, Noêmia Sampaio de. Entre a vida e a formação: os caminhos percorridos até chegar a ser professora-alfabetizadora da EJA, Amargosa-BA. 2017. 102f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho intitulado “Entre a vida e a formação: os caminhos percorridos até chegar a ser professora-alfabetizadora da EJA”, apresenta questões referentes a alfabetização na EJA, e a formação desse profissional para atuar nessa modalidade de ensino. Aproximo-me do meu problema de pesquisa com o intuito de analisar, de que forma as professoras têm assumido o lugar de alfabetizadoras desses sujeitos em um contexto comumente de adversidades para a formação e atuação na EJA. Para responder a esta questão foi traçado como objetivo geral compreender, a partir da história de vida, os processos formativos de uma professora alfabetizadora da Educação de Jovens e Adultos. No percurso rumo a esse objetivo, fez-se necessário refletir sobre a trajetória da EJA, bem como discutir a alfabetização de jovens adultos e idosos, além de refletir sobre a formação-profissão do alfabetizador da Educação de Jovens e Adultos. Para realização deste trabalho fiz uso da pesquisa qualitativa por se tratar de um fenômeno social, em uma abordagem (auto) biográfica, e quanto ao instrumento de coleta de dados, optei pela utilização de entrevistas semiestruturadas. Ocupando o lugar de sujeito da pesquisa, recebi a contribuição de uma professora alfabetizadora da Educação de Jovens e Adultos residente na cidade de Mutuípe - BA. Com relação aos pressupostos teóricos, está presente neste trabalho um breve histórico da EJA, e uma discussão acerca da alfabetização na EJA e sobre formação de alfabetizadores dessa modalidade da educação básica. Em notas conclusivas foi possível compreender não somente a relevância da alfabetização na EJA, mas também seus limites em relação a contemplação efetiva dessa alfabetização, além da necessidade de uma formação específica desses educadores. Os depoimentos da professora revelaram, também, modos de como lida com as dificuldades e adversidades em sala de aula apresentando elementos importantes sobre a alfabetização na EJA e na constituição da profissão docente.
Palabras clave : Alfabetização na EJA
Formação docente
(Auto) biografia
Professores - Formação
Educação de adultos
Práticas de ensino
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 27-sep-2017
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-29T14:37:39Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3726
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Entre_Vida_Formacao_TCC_2017.pdf869,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.