Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3726
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Entre a vida e a formação: os caminhos percorridos até chegar a ser professora-alfabetizadora da EJA |
metadata.dc.creator: | Jesus, Noêmia Sampaio de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Clark, Geórgia Nellie |
metadata.dc.contributor.referee1: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso |
Référence bibliographique: | JESUS, Noêmia Sampaio de. Entre a vida e a formação: os caminhos percorridos até chegar a ser professora-alfabetizadora da EJA, Amargosa-BA. 2017. 102f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho intitulado “Entre a vida e a formação: os caminhos percorridos até chegar a ser professora-alfabetizadora da EJA”, apresenta questões referentes a alfabetização na EJA, e a formação desse profissional para atuar nessa modalidade de ensino. Aproximo-me do meu problema de pesquisa com o intuito de analisar, de que forma as professoras têm assumido o lugar de alfabetizadoras desses sujeitos em um contexto comumente de adversidades para a formação e atuação na EJA. Para responder a esta questão foi traçado como objetivo geral compreender, a partir da história de vida, os processos formativos de uma professora alfabetizadora da Educação de Jovens e Adultos. No percurso rumo a esse objetivo, fez-se necessário refletir sobre a trajetória da EJA, bem como discutir a alfabetização de jovens adultos e idosos, além de refletir sobre a formação-profissão do alfabetizador da Educação de Jovens e Adultos. Para realização deste trabalho fiz uso da pesquisa qualitativa por se tratar de um fenômeno social, em uma abordagem (auto) biográfica, e quanto ao instrumento de coleta de dados, optei pela utilização de entrevistas semiestruturadas. Ocupando o lugar de sujeito da pesquisa, recebi a contribuição de uma professora alfabetizadora da Educação de Jovens e Adultos residente na cidade de Mutuípe - BA. Com relação aos pressupostos teóricos, está presente neste trabalho um breve histórico da EJA, e uma discussão acerca da alfabetização na EJA e sobre formação de alfabetizadores dessa modalidade da educação básica. Em notas conclusivas foi possível compreender não somente a relevância da alfabetização na EJA, mas também seus limites em relação a contemplação efetiva dessa alfabetização, além da necessidade de uma formação específica desses educadores. Os depoimentos da professora revelaram, também, modos de como lida com as dificuldades e adversidades em sala de aula apresentando elementos importantes sobre a alfabetização na EJA e na constituição da profissão docente. |
Mots-clés: | Alfabetização na EJA Formação docente (Auto) biografia Professores - Formação Educação de adultos Práticas de ensino |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 27-sep-2017 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-29T14:37:39Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3726 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Entre_Vida_Formacao_TCC_2017.pdf | 869,31 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.