Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3245
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Relação professor criança na educação infantil: o papel mediador da brincadeira |
Autor(es): | Rodrigues, Nilda Freitas |
Orientador(a): | Gomes, Sabrina Torres |
Membro(a) da banca: | Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira |
Membro(a) da banca: | Cordeiro, Karina dos Santos |
Referência: | RODRIGUES, Nilda Freitas. Relação professor criança na educação infantil: o papel mediador da brincadeira, Amargosa-BA. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022. |
Resumo: | A presente monografia tem como objetivo mostrar o papel mediador da brincadeira na relação professora criança na educação infantil como facilitadora no processo de aprendizagem. A brincadeira é uma forma surpreendente de aprendizagem, pois através da brincadeira as crianças aprendem e se desenvolvem. As brincadeiras são ferramentas fundamental, no processo de aprendizagem da criança na educação infantil, se tornando um recurso pedagógico indispensável utilizado pelo professor. Pois as brincadeiras são ferramentas importante no processo de ensino aprendizagem, possibilitando que a criança aprenda de forma espontânea e prazerosa. A pesquisa foi de cunho qualitativo e bibliográfico, utilizando-se diferentes trabalhos relacionados ao tema. Neste sentido foi possível compreender como as brincadeiras contribuem de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem da criança na Educação Infantil. |
Palavras-chave: | Educação Pedagogia Ensino-aprendizagem Educação de Crianças |
Resumo em inglês: | This monograph aimed to identify the mediating role ofe play in the theacher-child relationship in early childhood education as a facilitator in the learning process. Play is a surprising form of learning, because through play the child learns and develops. Plays are fundamental tools in the child’s learning process in early childhood education, becoming na indispensable pedagogical resource used by the teacher. Plays are important tools in the theaching-learning process, allowing the child to learn spontaneously and with pleasure.The research was qualitative and bibliographic, using different Works related to the theme. In this sense, it was possible to understand how games contribute significantly to the teaching-learning process in early childhood education. |
Palavras-chave em inglês: | Education Pedagogy Teaching-learning Child education |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 15-Mar-2022 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-07-22T14:40:54Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3245 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relação_Professor_Criança_TCC_2022.pdf | 712 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.