Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Matemática - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4345
Type de document: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Princípio de indução finita na educação básica: reflexões a partir da análise de livros didáticos
metadata.dc.creator: Bulhões, Nathália de Assis
Conseiller(ère): Silva Junior , Ednaldo Oliveira da
Référence bibliographique: BULHÕES, Nathália de Assis. Princípio de indução finita na educação básica: reflexões a partir da análise de livros didáticos. 2024. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Centro de Formações de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.
Résumé: Este trabalho trata de provas e demonstrações, referente às propriedades que podem ser demonstradas pelo Princípio de Indução Finita, em Livros Didáticos destinados aos Anos Finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio. Objetivamos analisar como os Livros Didáticos de matemática, adotados nas escolas públicas da Educação Básica do município de Amargosa, abordam propriedades que podem ser demonstradas pelo Princípio de Indução Finita, tendo como suporte teórico as tipologias de provas propostas por Balacheff. Utilizamos a abordagem qualitativa de pesquisa e, como ferramenta de constituição e análise dos dados, a análise documental. Com a finalidade de amenizar a subjetividade inerente à pesquisa de caráter qualitativo, sobretudo a análise documental, elegemos categorias de análise, definidas a priori, à luz do referencial teórico adotado. Foram analisadas duas coleções de livros, nas quais identificamos os conteúdos que tratam de propriedades referentes aos números naturais, verificamos que são utilizadas diferentes abordagens das provas, no entanto não se recorre ao Princípio de Indução Finita para a demonstração das propriedades referentes aos números naturais. Por fim, apresentamos considerações após a análise dos dados e algumas reflexões que podem contribuir com pesquisas futuras.
Mots-clés: Matemática
Livro didático - Demonstração
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Département d'enseignement: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 13-déc-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Type d'accès: Acesso Aberto
Accès disponible à: 2025-04-08
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4345
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Matemática - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Principio_Inducao_Finita_TCC_2024.pdf3,5 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.