Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Matemática - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4345
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Princípio de indução finita na educação básica: reflexões a partir da análise de livros didáticos
metadata.dc.creator: Bulhões, Nathália de Assis
Asesor(a): Silva Junior , Ednaldo Oliveira da
Citación : BULHÕES, Nathália de Assis. Princípio de indução finita na educação básica: reflexões a partir da análise de livros didáticos. 2024. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Centro de Formações de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.
Resumen: Este trabalho trata de provas e demonstrações, referente às propriedades que podem ser demonstradas pelo Princípio de Indução Finita, em Livros Didáticos destinados aos Anos Finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio. Objetivamos analisar como os Livros Didáticos de matemática, adotados nas escolas públicas da Educação Básica do município de Amargosa, abordam propriedades que podem ser demonstradas pelo Princípio de Indução Finita, tendo como suporte teórico as tipologias de provas propostas por Balacheff. Utilizamos a abordagem qualitativa de pesquisa e, como ferramenta de constituição e análise dos dados, a análise documental. Com a finalidade de amenizar a subjetividade inerente à pesquisa de caráter qualitativo, sobretudo a análise documental, elegemos categorias de análise, definidas a priori, à luz do referencial teórico adotado. Foram analisadas duas coleções de livros, nas quais identificamos os conteúdos que tratam de propriedades referentes aos números naturais, verificamos que são utilizadas diferentes abordagens das provas, no entanto não se recorre ao Princípio de Indução Finita para a demonstração das propriedades referentes aos números naturais. Por fim, apresentamos considerações após a análise dos dados e algumas reflexões que podem contribuir com pesquisas futuras.
Palabras clave : Matemática
Livro didático - Demonstração
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Enseñanza: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 13-dic-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Acceso disponible en: 2025-04-08
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4345
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Matemática - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Principio_Inducao_Finita_TCC_2024.pdf3,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.