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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4345
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.creator | Bulhões, Nathália de Assis | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-08T20:09:36Z | - |
dc.date.available | 2025-04-08 | - |
dc.date.issued | 2024-12-13 | - |
dc.identifier.citation | BULHÕES, Nathália de Assis. Princípio de indução finita na educação básica: reflexões a partir da análise de livros didáticos. 2024. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Centro de Formações de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4345 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Livro didático - Demonstração | pt_BR |
dc.title | Princípio de indução finita na educação básica: reflexões a partir da análise de livros didáticos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho trata de provas e demonstrações, referente às propriedades que podem ser demonstradas pelo Princípio de Indução Finita, em Livros Didáticos destinados aos Anos Finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio. Objetivamos analisar como os Livros Didáticos de matemática, adotados nas escolas públicas da Educação Básica do município de Amargosa, abordam propriedades que podem ser demonstradas pelo Princípio de Indução Finita, tendo como suporte teórico as tipologias de provas propostas por Balacheff. Utilizamos a abordagem qualitativa de pesquisa e, como ferramenta de constituição e análise dos dados, a análise documental. Com a finalidade de amenizar a subjetividade inerente à pesquisa de caráter qualitativo, sobretudo a análise documental, elegemos categorias de análise, definidas a priori, à luz do referencial teórico adotado. Foram analisadas duas coleções de livros, nas quais identificamos os conteúdos que tratam de propriedades referentes aos números naturais, verificamos que são utilizadas diferentes abordagens das provas, no entanto não se recorre ao Princípio de Indução Finita para a demonstração das propriedades referentes aos números naturais. Por fim, apresentamos considerações após a análise dos dados e algumas reflexões que podem contribuir com pesquisas futuras. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva Junior , Ednaldo Oliveira da | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Matemática - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Principio_Inducao_Finita_TCC_2024.pdf | 3,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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