Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Matemática - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4345
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Princípio de indução finita na educação básica: reflexões a partir da análise de livros didáticos
metadata.dc.creator: Bulhões, Nathália de Assis
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva Junior , Ednaldo Oliveira da
Citation: BULHÕES, Nathália de Assis. Princípio de indução finita na educação básica: reflexões a partir da análise de livros didáticos. 2024. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Centro de Formações de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho trata de provas e demonstrações, referente às propriedades que podem ser demonstradas pelo Princípio de Indução Finita, em Livros Didáticos destinados aos Anos Finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio. Objetivamos analisar como os Livros Didáticos de matemática, adotados nas escolas públicas da Educação Básica do município de Amargosa, abordam propriedades que podem ser demonstradas pelo Princípio de Indução Finita, tendo como suporte teórico as tipologias de provas propostas por Balacheff. Utilizamos a abordagem qualitativa de pesquisa e, como ferramenta de constituição e análise dos dados, a análise documental. Com a finalidade de amenizar a subjetividade inerente à pesquisa de caráter qualitativo, sobretudo a análise documental, elegemos categorias de análise, definidas a priori, à luz do referencial teórico adotado. Foram analisadas duas coleções de livros, nas quais identificamos os conteúdos que tratam de propriedades referentes aos números naturais, verificamos que são utilizadas diferentes abordagens das provas, no entanto não se recorre ao Princípio de Indução Finita para a demonstração das propriedades referentes aos números naturais. Por fim, apresentamos considerações após a análise dos dados e algumas reflexões que podem contribuir com pesquisas futuras.
Keywords: Matemática
Livro didático - Demonstração
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 13-Dec-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2025-04-08
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4345
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Matemática - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Principio_Inducao_Finita_TCC_2024.pdf3,5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.