Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Matemática - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4345
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Princípio de indução finita na educação básica: reflexões a partir da análise de livros didáticos
Autor(es): Bulhões, Nathália de Assis
Orientador(a): Silva Junior , Ednaldo Oliveira da
Referência: BULHÕES, Nathália de Assis. Princípio de indução finita na educação básica: reflexões a partir da análise de livros didáticos. 2024. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Centro de Formações de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.
Resumo: Este trabalho trata de provas e demonstrações, referente às propriedades que podem ser demonstradas pelo Princípio de Indução Finita, em Livros Didáticos destinados aos Anos Finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio. Objetivamos analisar como os Livros Didáticos de matemática, adotados nas escolas públicas da Educação Básica do município de Amargosa, abordam propriedades que podem ser demonstradas pelo Princípio de Indução Finita, tendo como suporte teórico as tipologias de provas propostas por Balacheff. Utilizamos a abordagem qualitativa de pesquisa e, como ferramenta de constituição e análise dos dados, a análise documental. Com a finalidade de amenizar a subjetividade inerente à pesquisa de caráter qualitativo, sobretudo a análise documental, elegemos categorias de análise, definidas a priori, à luz do referencial teórico adotado. Foram analisadas duas coleções de livros, nas quais identificamos os conteúdos que tratam de propriedades referentes aos números naturais, verificamos que são utilizadas diferentes abordagens das provas, no entanto não se recorre ao Princípio de Indução Finita para a demonstração das propriedades referentes aos números naturais. Por fim, apresentamos considerações após a análise dos dados e algumas reflexões que podem contribuir com pesquisas futuras.
Palavras-chave: Matemática
Livro didático - Demonstração
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 13-Dez-2024
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2025-04-08
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4345
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Matemática - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Principio_Inducao_Finita_TCC_2024.pdf3,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.