Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4094
Type de document: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: A influência familiar no processo de aprendizagem nos anos iniciais: um estudo sob o olhar de duas professoras do Município de Brejões
metadata.dc.creator: Santos, Carol Souza dos
Conseiller(ère): Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Résumé: Este trabalho investigou a influência da participação familiar no desempenho das crianças dos anos iniciais em uma escola da rede pública de ensino, com o intuito de compreender como essa colaboração impacta no aprendizado. O objetivo geral foi examinar as contribuições da família no processo educativo, analisando, de forma específica, como ocorre o envolvimento familiar, as estratégias adotadas pela escola para promover essa aproximação e o grau de influência dessa parceria no progresso escolar. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou questionários abertos aplicados com duas professoras da rede pública municipal de Brejões-BA. Os resultados revelaram que, mesmo em contextos de adversidade, o envolvimento familiar desempenha um papel positivo no desempenho escolar dos alunos. A participação dos pais em reuniões escolares e o cuidado com materiais, por exemplo, foram apontados como fatores importantes. Além disso, a investigação destacou a relevância de estratégias pedagógicas que incentivam a interação entre escola e família. Concluiu-se que a participação familiar vai além da presença física na escola, constituindo-se como um fator fundamental para o sucesso escolar e social dos estudantes. A colaboração ativa entre pais e educadores cria um ambiente de aprendizado mais rico, que pode contribuir para o desenvolvimento integral das crianças.
Mots-clés: Educação
Ensino-aprendizagem
Família
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Département d'enseignement: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 3-déc-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
Type d'accès: Acesso Aberto
Accès disponible à: 2025-01-21T12:54:17Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4094
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Influencia_ Familiar_Processo_TCC_2024.pdf2,79 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.