Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4094
Type de document: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | A influência familiar no processo de aprendizagem nos anos iniciais: um estudo sob o olhar de duas professoras do Município de Brejões |
metadata.dc.creator: | Santos, Carol Souza dos |
Conseiller(ère): | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Résumé: | Este trabalho investigou a influência da participação familiar no desempenho das crianças dos anos iniciais em uma escola da rede pública de ensino, com o intuito de compreender como essa colaboração impacta no aprendizado. O objetivo geral foi examinar as contribuições da família no processo educativo, analisando, de forma específica, como ocorre o envolvimento familiar, as estratégias adotadas pela escola para promover essa aproximação e o grau de influência dessa parceria no progresso escolar. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou questionários abertos aplicados com duas professoras da rede pública municipal de Brejões-BA. Os resultados revelaram que, mesmo em contextos de adversidade, o envolvimento familiar desempenha um papel positivo no desempenho escolar dos alunos. A participação dos pais em reuniões escolares e o cuidado com materiais, por exemplo, foram apontados como fatores importantes. Além disso, a investigação destacou a relevância de estratégias pedagógicas que incentivam a interação entre escola e família. Concluiu-se que a participação familiar vai além da presença física na escola, constituindo-se como um fator fundamental para o sucesso escolar e social dos estudantes. A colaboração ativa entre pais e educadores cria um ambiente de aprendizado mais rico, que pode contribuir para o desenvolvimento integral das crianças. |
Mots-clés: | Educação Ensino-aprendizagem Família |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Département d'enseignement: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 3-déc-2024 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO |
Type d'accès: | Acesso Aberto |
Accès disponible à : | 2025-01-21T12:54:17Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4094 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Influencia_ Familiar_Processo_TCC_2024.pdf | 2,79 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.