Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4094
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | A influência familiar no processo de aprendizagem nos anos iniciais: um estudo sob o olhar de duas professoras do Município de Brejões |
metadata.dc.creator: | Santos, Carol Souza dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho investigou a influência da participação familiar no desempenho das crianças dos anos iniciais em uma escola da rede pública de ensino, com o intuito de compreender como essa colaboração impacta no aprendizado. O objetivo geral foi examinar as contribuições da família no processo educativo, analisando, de forma específica, como ocorre o envolvimento familiar, as estratégias adotadas pela escola para promover essa aproximação e o grau de influência dessa parceria no progresso escolar. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou questionários abertos aplicados com duas professoras da rede pública municipal de Brejões-BA. Os resultados revelaram que, mesmo em contextos de adversidade, o envolvimento familiar desempenha um papel positivo no desempenho escolar dos alunos. A participação dos pais em reuniões escolares e o cuidado com materiais, por exemplo, foram apontados como fatores importantes. Além disso, a investigação destacou a relevância de estratégias pedagógicas que incentivam a interação entre escola e família. Concluiu-se que a participação familiar vai além da presença física na escola, constituindo-se como um fator fundamental para o sucesso escolar e social dos estudantes. A colaboração ativa entre pais e educadores cria um ambiente de aprendizado mais rico, que pode contribuir para o desenvolvimento integral das crianças. |
Keywords: | Educação Ensino-aprendizagem Família |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Issue Date: | 3-Dec-2024 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2025-01-21T12:54:17Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4094 |
Appears in Collections: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Influencia_ Familiar_Processo_TCC_2024.pdf | 2,79 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.