Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4094
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | A influência familiar no processo de aprendizagem nos anos iniciais: um estudo sob o olhar de duas professoras do Município de Brejões |
metadata.dc.creator: | Santos, Carol Souza dos |
Asesor(a): | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Resumen: | Este trabalho investigou a influência da participação familiar no desempenho das crianças dos anos iniciais em uma escola da rede pública de ensino, com o intuito de compreender como essa colaboração impacta no aprendizado. O objetivo geral foi examinar as contribuições da família no processo educativo, analisando, de forma específica, como ocorre o envolvimento familiar, as estratégias adotadas pela escola para promover essa aproximação e o grau de influência dessa parceria no progresso escolar. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou questionários abertos aplicados com duas professoras da rede pública municipal de Brejões-BA. Os resultados revelaram que, mesmo em contextos de adversidade, o envolvimento familiar desempenha um papel positivo no desempenho escolar dos alunos. A participação dos pais em reuniões escolares e o cuidado com materiais, por exemplo, foram apontados como fatores importantes. Além disso, a investigação destacou a relevância de estratégias pedagógicas que incentivam a interação entre escola e família. Concluiu-se que a participação familiar vai além da presença física na escola, constituindo-se como um fator fundamental para o sucesso escolar e social dos estudantes. A colaboração ativa entre pais e educadores cria um ambiente de aprendizado mais rico, que pode contribuir para o desenvolvimento integral das crianças. |
Palabras clave : | Educação Ensino-aprendizagem Família |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Enseñanza: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 3-dic-2024 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Acceso disponible en: | 2025-01-21T12:54:17Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4094 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Influencia_ Familiar_Processo_TCC_2024.pdf | 2,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.