Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4094
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Carol Souza dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-21T12:54:17Z | - |
dc.date.available | 2025-01-21T12:54:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4094 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.title | A influência familiar no processo de aprendizagem nos anos iniciais: um estudo sob o olhar de duas professoras do Município de Brejões | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho investigou a influência da participação familiar no desempenho das crianças dos anos iniciais em uma escola da rede pública de ensino, com o intuito de compreender como essa colaboração impacta no aprendizado. O objetivo geral foi examinar as contribuições da família no processo educativo, analisando, de forma específica, como ocorre o envolvimento familiar, as estratégias adotadas pela escola para promover essa aproximação e o grau de influência dessa parceria no progresso escolar. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou questionários abertos aplicados com duas professoras da rede pública municipal de Brejões-BA. Os resultados revelaram que, mesmo em contextos de adversidade, o envolvimento familiar desempenha um papel positivo no desempenho escolar dos alunos. A participação dos pais em reuniões escolares e o cuidado com materiais, por exemplo, foram apontados como fatores importantes. Além disso, a investigação destacou a relevância de estratégias pedagógicas que incentivam a interação entre escola e família. Concluiu-se que a participação familiar vai além da presença física na escola, constituindo-se como um fator fundamental para o sucesso escolar e social dos estudantes. A colaboração ativa entre pais e educadores cria um ambiente de aprendizado mais rico, que pode contribuir para o desenvolvimento integral das crianças. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Maria Eurácia Barreto de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Influencia_ Familiar_Processo_TCC_2024.pdf | 2,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.