Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3829
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Fechamento das escolas do campo: o que dizem as pesquisas? |
metadata.dc.creator: | Nascimento, Ariele Soares |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Moura, Terciana Vidal |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rolim, Inaiara Alves |
metadata.dc.contributor.referee2: | Wanderley, Kamila Karine dos Santos |
Référence bibliographique: | NASCIMENTO, Ariele Soares. Fechamento das escolas do campo: o que dizem as pesquisas?, Amargosa-BA. 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2020. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho monográfico teve por objetivo analisar o que dizem as pesquisas sobre o fechamento das escolas do campo no Brasil. Especificamente buscou-se investigar: O que as pesquisas dizem sobre o fechamento das escolas do campo? E como objetivos buscamos: Analisar o que as pesquisas dizem sobre o fechamento das escolas do campo; Quais as questões problematizadas por elas? Quais suas principais considerações sobre o tema que tais pesquisas trazem? Reiteramos que o mapeamento dessas publicações científicas proporciona um conhecimento mais abrangente de uma determinada área ou campo do conhecimento. È uma pesquisa qualitativa tipo estado do conhecimento. Utilizou-se essa abordagem para realização deste trabalho porque acreditamos que ela tem uma contribuição significativa não apenas para o tema desta monografia, mas para a educação como um todo. É uma pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico. Buscou-se fazer o mapeamento e as principais considerações dos trabalhos encontrados. Para isso, foi realizada uma busca e análise dos trabalhos publicados no site do site Brasileiro de Teses e Dissertações Digitais (BDTD), que pode ser acessado através do site do Instituto Brasileiro de Informações Científicas e Tecnológicas (IBICT), tendo como recorte temporal, as pesquisas desenvolvidas entre os anos 2016 a 2020. Como metodologia, pautou-se numa pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. A análise das pesquisas evidenciou que compreender o fenômeno do fechamento das escolas do campo é refletir sobre o sistema de dominação capitalista. Podemos considerar que o fechamento das escolas do campo é uma medida econômica da junção de várias escolas menores e consequentemente criação de uma só, deslocando os sujeitos de sua comunidade, afetando sua identidade e sentimento de pertencimento e representa uma ameaça para a materialização da Educação do Campo. |
Mots-clés: | Fechamento de escola Escola do campo Educação do campo Educação - Direito |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 16-aoû-2022 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-10-14T17:55:10Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3829 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Fechamento_Escolas_Campo_TCC_2022.pdf | 405,97 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.