Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3829
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Fechamento das escolas do campo: o que dizem as pesquisas?
metadata.dc.creator: Nascimento, Ariele Soares
metadata.dc.contributor.advisor1: Moura, Terciana Vidal
metadata.dc.contributor.referee1: Rolim, Inaiara Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Wanderley, Kamila Karine dos Santos
Citation: NASCIMENTO, Ariele Soares. Fechamento das escolas do campo: o que dizem as pesquisas?, Amargosa-BA. 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2020.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho monográfico teve por objetivo analisar o que dizem as pesquisas sobre o fechamento das escolas do campo no Brasil. Especificamente buscou-se investigar: O que as pesquisas dizem sobre o fechamento das escolas do campo? E como objetivos buscamos: Analisar o que as pesquisas dizem sobre o fechamento das escolas do campo; Quais as questões problematizadas por elas? Quais suas principais considerações sobre o tema que tais pesquisas trazem? Reiteramos que o mapeamento dessas publicações científicas proporciona um conhecimento mais abrangente de uma determinada área ou campo do conhecimento. È uma pesquisa qualitativa tipo estado do conhecimento. Utilizou-se essa abordagem para realização deste trabalho porque acreditamos que ela tem uma contribuição significativa não apenas para o tema desta monografia, mas para a educação como um todo. É uma pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico. Buscou-se fazer o mapeamento e as principais considerações dos trabalhos encontrados. Para isso, foi realizada uma busca e análise dos trabalhos publicados no site do site Brasileiro de Teses e Dissertações Digitais (BDTD), que pode ser acessado através do site do Instituto Brasileiro de Informações Científicas e Tecnológicas (IBICT), tendo como recorte temporal, as pesquisas desenvolvidas entre os anos 2016 a 2020. Como metodologia, pautou-se numa pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. A análise das pesquisas evidenciou que compreender o fenômeno do fechamento das escolas do campo é refletir sobre o sistema de dominação capitalista. Podemos considerar que o fechamento das escolas do campo é uma medida econômica da junção de várias escolas menores e consequentemente criação de uma só, deslocando os sujeitos de sua comunidade, afetando sua identidade e sentimento de pertencimento e representa uma ameaça para a materialização da Educação do Campo.
Keywords: Fechamento de escola
Escola do campo
Educação do campo
Educação - Direito
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 16-Aug-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-14T17:55:10Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3829
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fechamento_Escolas_Campo_TCC_2022.pdf405,97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.