Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3829
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento, Ariele Soares | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-14T17:55:10Z | - |
dc.date.available | 2024-10-14T17:55:10Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-16 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Ariele Soares. Fechamento das escolas do campo: o que dizem as pesquisas?, Amargosa-BA. 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3829 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fechamento de escola | pt_BR |
dc.subject | Escola do campo | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Educação - Direito | pt_BR |
dc.title | Fechamento das escolas do campo: o que dizem as pesquisas? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho monográfico teve por objetivo analisar o que dizem as pesquisas sobre o fechamento das escolas do campo no Brasil. Especificamente buscou-se investigar: O que as pesquisas dizem sobre o fechamento das escolas do campo? E como objetivos buscamos: Analisar o que as pesquisas dizem sobre o fechamento das escolas do campo; Quais as questões problematizadas por elas? Quais suas principais considerações sobre o tema que tais pesquisas trazem? Reiteramos que o mapeamento dessas publicações científicas proporciona um conhecimento mais abrangente de uma determinada área ou campo do conhecimento. È uma pesquisa qualitativa tipo estado do conhecimento. Utilizou-se essa abordagem para realização deste trabalho porque acreditamos que ela tem uma contribuição significativa não apenas para o tema desta monografia, mas para a educação como um todo. É uma pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico. Buscou-se fazer o mapeamento e as principais considerações dos trabalhos encontrados. Para isso, foi realizada uma busca e análise dos trabalhos publicados no site do site Brasileiro de Teses e Dissertações Digitais (BDTD), que pode ser acessado através do site do Instituto Brasileiro de Informações Científicas e Tecnológicas (IBICT), tendo como recorte temporal, as pesquisas desenvolvidas entre os anos 2016 a 2020. Como metodologia, pautou-se numa pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. A análise das pesquisas evidenciou que compreender o fenômeno do fechamento das escolas do campo é refletir sobre o sistema de dominação capitalista. Podemos considerar que o fechamento das escolas do campo é uma medida econômica da junção de várias escolas menores e consequentemente criação de uma só, deslocando os sujeitos de sua comunidade, afetando sua identidade e sentimento de pertencimento e representa uma ameaça para a materialização da Educação do Campo. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Moura, Terciana Vidal | - |
dc.contributor.referee1 | Rolim, Inaiara Alves | - |
dc.contributor.referee2 | Wanderley, Kamila Karine dos Santos | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fechamento_Escolas_Campo_TCC_2022.pdf | 405,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.