Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Um estudo sobre as políticas públicas educacionais para os surdos na Escola Municipal Vivalda Andrade de Oliveira em Amargosa-BA
metadata.dc.creator: Sampaio, Vanessa Maia Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Emmanulle Félix dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Fernanda Maria Almeida dos
metadata.dc.contributor.referee2: Trindade, Lucas Bonina
Citación : SAMPAIO, Vanessa Maia Souza. Título:Um estudo sobre as políticas públicas educacionais para os surdos na escola municipal Vivalda Andrade de Oliveira em Amargosa-BA.  2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de natureza monográfica, intitulado “O estudo sobre as políticas públicas educacionais para os surdos na Escola Municipal Vivalda Andrade de Oliveira em Amargosa-Ba” buscou identificar como a Escola Vivalda Andrade de Oliveira tem implementado as públicas para a educação dos seus alunos surdos, tendo em vista que essas políticas, tais como, a Lei da Libras de nº 10.436 (2002);seu regulamento, o Decreto nº 5.626 (2005); a Lei da inclusão nº 13.146 (2015); dentre outras, são frutos das constantes lutas da comunidade surda para adquirir um melhor desenvolvimento educacional, social e intelectual. Essas políticas públicas, particularmente as educacionais, destacam a importância da implantação da inclusão para além da inserção de surdos e ouvintes num espaço escolar, mas da consolidação de ações que acessibilizem ao conhecimento. Para tanto, utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa através do estudo de caso numa escola municipal que oferta o ensino bilíngue e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos surdos. Como instrumento de coleta de dados usamos a entrevista estruturada como os seguintes sujeitos: 1 diretor, 1 coordenador, 1 aluno surdo, 1 professor da classe bilíngue e 1 familiar de aluno surdo. Através da análise foi possível perceber que a escola tem tentado efetivar as políticas educacionais aos surdos ofertando o ensino bilíngue e o AEE que são dois momentos importantes e são de grande iniciativa e persistência. No entanto, ela ainda precisa pensar em uma proposta de ensino que discuta o currículo para os surdos, assim como, em suas ações fomento de cursos ou capacitações para família, alunos ouvintes e funcionários.
Palabras clave : Políticas Educacional
Surdos
Língua de Sinais
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 27-sep-2017
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-01T23:43:33Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3764
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