Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3764
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | Um estudo sobre as políticas públicas educacionais para os surdos na Escola Municipal Vivalda Andrade de Oliveira em Amargosa-BA |
metadata.dc.creator: | Sampaio, Vanessa Maia Souza |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Emmanulle Félix dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Fernanda Maria Almeida dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Trindade, Lucas Bonina |
Citation: | SAMPAIO, Vanessa Maia Souza. Título:Um estudo sobre as políticas públicas educacionais para os surdos na escola municipal Vivalda Andrade de Oliveira em Amargosa-BA. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho de natureza monográfica, intitulado “O estudo sobre as políticas públicas educacionais para os surdos na Escola Municipal Vivalda Andrade de Oliveira em Amargosa-Ba” buscou identificar como a Escola Vivalda Andrade de Oliveira tem implementado as públicas para a educação dos seus alunos surdos, tendo em vista que essas políticas, tais como, a Lei da Libras de nº 10.436 (2002);seu regulamento, o Decreto nº 5.626 (2005); a Lei da inclusão nº 13.146 (2015); dentre outras, são frutos das constantes lutas da comunidade surda para adquirir um melhor desenvolvimento educacional, social e intelectual. Essas políticas públicas, particularmente as educacionais, destacam a importância da implantação da inclusão para além da inserção de surdos e ouvintes num espaço escolar, mas da consolidação de ações que acessibilizem ao conhecimento. Para tanto, utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa através do estudo de caso numa escola municipal que oferta o ensino bilíngue e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos surdos. Como instrumento de coleta de dados usamos a entrevista estruturada como os seguintes sujeitos: 1 diretor, 1 coordenador, 1 aluno surdo, 1 professor da classe bilíngue e 1 familiar de aluno surdo. Através da análise foi possível perceber que a escola tem tentado efetivar as políticas educacionais aos surdos ofertando o ensino bilíngue e o AEE que são dois momentos importantes e são de grande iniciativa e persistência. No entanto, ela ainda precisa pensar em uma proposta de ensino que discuta o currículo para os surdos, assim como, em suas ações fomento de cursos ou capacitações para família, alunos ouvintes e funcionários. |
Keywords: | Políticas Educacional Surdos Língua de Sinais |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Issue Date: | 27-Sep-2017 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-10-01T23:43:33Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3764 |
Appears in Collections: | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Estudo_Sobre_Políticas_TCC_2017.pdf | 805,21 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Estudo_Sobre_Políticas_TCC_2017_Resumo_Libras.mp4 | 2,59 MB | MP4 | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.