Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSampaio, Vanessa Maia Souza-
dc.date.accessioned2024-10-01T23:43:33Z-
dc.date.available2024-10-01T23:43:33Z-
dc.date.issued2017-09-27-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Vanessa Maia Souza. Título:Um estudo sobre as políticas públicas educacionais para os surdos na escola municipal Vivalda Andrade de Oliveira em Amargosa-BA.  2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3764-
dc.description.sponsorshipOutra agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas Educacionalpt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectLíngua de Sinaispt_BR
dc.titleUm estudo sobre as políticas públicas educacionais para os surdos na Escola Municipal Vivalda Andrade de Oliveira em Amargosa-BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de natureza monográfica, intitulado “O estudo sobre as políticas públicas educacionais para os surdos na Escola Municipal Vivalda Andrade de Oliveira em Amargosa-Ba” buscou identificar como a Escola Vivalda Andrade de Oliveira tem implementado as públicas para a educação dos seus alunos surdos, tendo em vista que essas políticas, tais como, a Lei da Libras de nº 10.436 (2002);seu regulamento, o Decreto nº 5.626 (2005); a Lei da inclusão nº 13.146 (2015); dentre outras, são frutos das constantes lutas da comunidade surda para adquirir um melhor desenvolvimento educacional, social e intelectual. Essas políticas públicas, particularmente as educacionais, destacam a importância da implantação da inclusão para além da inserção de surdos e ouvintes num espaço escolar, mas da consolidação de ações que acessibilizem ao conhecimento. Para tanto, utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa através do estudo de caso numa escola municipal que oferta o ensino bilíngue e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos surdos. Como instrumento de coleta de dados usamos a entrevista estruturada como os seguintes sujeitos: 1 diretor, 1 coordenador, 1 aluno surdo, 1 professor da classe bilíngue e 1 familiar de aluno surdo. Através da análise foi possível perceber que a escola tem tentado efetivar as políticas educacionais aos surdos ofertando o ensino bilíngue e o AEE que são dois momentos importantes e são de grande iniciativa e persistência. No entanto, ela ainda precisa pensar em uma proposta de ensino que discuta o currículo para os surdos, assim como, em suas ações fomento de cursos ou capacitações para família, alunos ouvintes e funcionários.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Emmanulle Félix dos-
dc.contributor.referee1Santos, Fernanda Maria Almeida dos-
dc.contributor.referee2Trindade, Lucas Bonina-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
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