Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4337
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Desafios das práticas de professoras leigas em escolas quilombolas
Autor(es): Silva, Maria Conceição Nascimento da
Orientador(a): Santos, Fernando Henrique Tisque dos
Resumo: O objetivo desta investigação é apresentar e analisar os desafios para as práticas de professoras leigas que atuam em escolas quilombolas em perspectiva histórica. Entretando, nos chamou a atenção, a falta de discursão sobre o tema nas pesquisas acadêmicas. Conhecer a formação dessas professoras, suas condições de trabalho e salário, seu percurso formativo na Educação são aspectos que nos interessam nesta pesquisa, tendo em vista o potencial que podem ter para colaborar nas discussões mais atuais do campo da Educação Escolar Quilombola. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo que escolhe o levantamento bibliográfico como principal procedimento metodológico e teórico para a análise. Realizamos a busca de teses e dissertações e artigos no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da plataforma SCIELO para a busca de artigos. É possível destacar que as professoras leigas tiveram significativa importância para que as comunidades quilombolas tivessem acesso à alfabetização. No entanto, isso ocorreu em meio a disputas e interesses políticos que se manifestavam seu interesse pela formação política e ideológica nas comunidades. Apesar do poder público possibilitar acesso à cursos de formação para essas professoras esse investimento não chegou nas escolas no melhoramento de sua infraestrutura. Percebemos a presença de livros didáticos de diferentes áreas do conhecimento que possibilitavam o acesso ao conhecimento e funcionavam como dispositivos de formação dessas professoras.
Palavras-chave: Professores - Formação
Alfabetização
Quilombo
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 20-Dez-2024
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2025-04-04
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4337
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desafios_Praticas_Professoras_TCC_2024.pdf469,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.