Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Conceição Nascimento da-
dc.date.accessioned2025-04-04T23:20:48Z-
dc.date.available2025-04-04-
dc.date.issued2024-12-20-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4337-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectQuilombopt_BR
dc.titleDesafios das práticas de professoras leigas em escolas quilombolaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta investigação é apresentar e analisar os desafios para as práticas de professoras leigas que atuam em escolas quilombolas em perspectiva histórica. Entretando, nos chamou a atenção, a falta de discursão sobre o tema nas pesquisas acadêmicas. Conhecer a formação dessas professoras, suas condições de trabalho e salário, seu percurso formativo na Educação são aspectos que nos interessam nesta pesquisa, tendo em vista o potencial que podem ter para colaborar nas discussões mais atuais do campo da Educação Escolar Quilombola. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo que escolhe o levantamento bibliográfico como principal procedimento metodológico e teórico para a análise. Realizamos a busca de teses e dissertações e artigos no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da plataforma SCIELO para a busca de artigos. É possível destacar que as professoras leigas tiveram significativa importância para que as comunidades quilombolas tivessem acesso à alfabetização. No entanto, isso ocorreu em meio a disputas e interesses políticos que se manifestavam seu interesse pela formação política e ideológica nas comunidades. Apesar do poder público possibilitar acesso à cursos de formação para essas professoras esse investimento não chegou nas escolas no melhoramento de sua infraestrutura. Percebemos a presença de livros didáticos de diferentes áreas do conhecimento que possibilitavam o acesso ao conhecimento e funcionavam como dispositivos de formação dessas professoras.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Fernando Henrique Tisque dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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