Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4337
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Maria Conceição Nascimento da | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-04T23:20:48Z | - |
dc.date.available | 2025-04-04 | - |
dc.date.issued | 2024-12-20 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4337 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Quilombo | pt_BR |
dc.title | Desafios das práticas de professoras leigas em escolas quilombolas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo desta investigação é apresentar e analisar os desafios para as práticas de professoras leigas que atuam em escolas quilombolas em perspectiva histórica. Entretando, nos chamou a atenção, a falta de discursão sobre o tema nas pesquisas acadêmicas. Conhecer a formação dessas professoras, suas condições de trabalho e salário, seu percurso formativo na Educação são aspectos que nos interessam nesta pesquisa, tendo em vista o potencial que podem ter para colaborar nas discussões mais atuais do campo da Educação Escolar Quilombola. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo que escolhe o levantamento bibliográfico como principal procedimento metodológico e teórico para a análise. Realizamos a busca de teses e dissertações e artigos no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da plataforma SCIELO para a busca de artigos. É possível destacar que as professoras leigas tiveram significativa importância para que as comunidades quilombolas tivessem acesso à alfabetização. No entanto, isso ocorreu em meio a disputas e interesses políticos que se manifestavam seu interesse pela formação política e ideológica nas comunidades. Apesar do poder público possibilitar acesso à cursos de formação para essas professoras esse investimento não chegou nas escolas no melhoramento de sua infraestrutura. Percebemos a presença de livros didáticos de diferentes áreas do conhecimento que possibilitavam o acesso ao conhecimento e funcionavam como dispositivos de formação dessas professoras. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Fernando Henrique Tisque dos | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Desafios_Praticas_Professoras_TCC_2024.pdf | 469,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.