Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4337
Type de document: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Desafios das práticas de professoras leigas em escolas quilombolas
metadata.dc.creator: Silva, Maria Conceição Nascimento da
Conseiller(ère): Santos, Fernando Henrique Tisque dos
Résumé: O objetivo desta investigação é apresentar e analisar os desafios para as práticas de professoras leigas que atuam em escolas quilombolas em perspectiva histórica. Entretando, nos chamou a atenção, a falta de discursão sobre o tema nas pesquisas acadêmicas. Conhecer a formação dessas professoras, suas condições de trabalho e salário, seu percurso formativo na Educação são aspectos que nos interessam nesta pesquisa, tendo em vista o potencial que podem ter para colaborar nas discussões mais atuais do campo da Educação Escolar Quilombola. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo que escolhe o levantamento bibliográfico como principal procedimento metodológico e teórico para a análise. Realizamos a busca de teses e dissertações e artigos no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da plataforma SCIELO para a busca de artigos. É possível destacar que as professoras leigas tiveram significativa importância para que as comunidades quilombolas tivessem acesso à alfabetização. No entanto, isso ocorreu em meio a disputas e interesses políticos que se manifestavam seu interesse pela formação política e ideológica nas comunidades. Apesar do poder público possibilitar acesso à cursos de formação para essas professoras esse investimento não chegou nas escolas no melhoramento de sua infraestrutura. Percebemos a presença de livros didáticos de diferentes áreas do conhecimento que possibilitavam o acesso ao conhecimento e funcionavam como dispositivos de formação dessas professoras.
Mots-clés: Professores - Formação
Alfabetização
Quilombo
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Département d'enseignement: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 20-déc-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Type d'accès: Acesso Aberto
Accès disponible à: 2025-04-04
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4337
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Desafios_Praticas_Professoras_TCC_2024.pdf469,79 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.