Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4337
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | Desafios das práticas de professoras leigas em escolas quilombolas |
metadata.dc.creator: | Silva, Maria Conceição Nascimento da |
Asesor(a): | Santos, Fernando Henrique Tisque dos |
Resumen: | O objetivo desta investigação é apresentar e analisar os desafios para as práticas de professoras leigas que atuam em escolas quilombolas em perspectiva histórica. Entretando, nos chamou a atenção, a falta de discursão sobre o tema nas pesquisas acadêmicas. Conhecer a formação dessas professoras, suas condições de trabalho e salário, seu percurso formativo na Educação são aspectos que nos interessam nesta pesquisa, tendo em vista o potencial que podem ter para colaborar nas discussões mais atuais do campo da Educação Escolar Quilombola. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo que escolhe o levantamento bibliográfico como principal procedimento metodológico e teórico para a análise. Realizamos a busca de teses e dissertações e artigos no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da plataforma SCIELO para a busca de artigos. É possível destacar que as professoras leigas tiveram significativa importância para que as comunidades quilombolas tivessem acesso à alfabetização. No entanto, isso ocorreu em meio a disputas e interesses políticos que se manifestavam seu interesse pela formação política e ideológica nas comunidades. Apesar do poder público possibilitar acesso à cursos de formação para essas professoras esse investimento não chegou nas escolas no melhoramento de sua infraestrutura. Percebemos a presença de livros didáticos de diferentes áreas do conhecimento que possibilitavam o acesso ao conhecimento e funcionavam como dispositivos de formação dessas professoras. |
Palabras clave : | Professores - Formação Alfabetização Quilombo |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Enseñanza: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 20-dic-2024 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Acceso disponible en: | 2025-04-04 |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4337 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Desafios_Praticas_Professoras_TCC_2024.pdf | 469,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.