Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: O Processo de leitura e escrita na Educação Infantil
metadata.dc.creator: Brito, Isabela Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira
Citation: BRITO, Isabela Santos. O processo de leitura e escrita na educação infantil. 2024. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa buscou estudar de que maneira ocorre o início da aprendizagem da leitura e escrita na Educação Infantil. Esta teve como objetivo principal compreender de que maneira ocorre a iniciação da aprendizagem da leitura e escrita na Educação Infantil. Sendo que seus objetivos específicos foram,descrever textos sobre a aprendizagem da leitura e escrita de crianças que cursam a Educação Infantil, relatar como os docentes inserem/utilizam a leitura e escrita no contexto pesquisado e expor os limites e possibilidades de aprendizado da leitura e da escrita pelas crianças da Educação Infantil. A pesquisa utilizou-se de uma abordagem quantitativa, realizando entrevistas com professoras da Educação Infantil na cidade de Amargosa, Bahia, e analisando documentos legais e textos teóricos. Como base teórica utilizou-se de autores como: Áries (2012) e Oliveira(2011) que discutem a construção do que se conhece atualmente como infância; Soares(2021) (2009), Ferreiro(2011) e Baptista(2022) que discorrem sobre a presença e aprendizagem da leitura e escrita na Educação Infantil. Além de documentos como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) de 2009 Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018, entre outros, que foram utilizados para se discutir a construção e as especificidades que que compõe a Educação Infantil. O estudo reafirma a importância de integrar o cuidar, o educar e o brincar na Educação Infantil, promovendo aprendizagens significativas por meio de histórias e atividades lúdicas, identificando também desafios, como a formação continuada de professores e a necessidade de evitar práticas mecanizadas de alfabetização. Constatou-se que, quando inseridas de maneira respeitosa e significativa, as práticas de leitura e escrita podem enriquecer as experiências das crianças, estabelecendo bases sólidas para seu desenvolvimento acadêmico e social.
Keywords: Educação infantil
Alfabetização
Letramento
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 17-Dec-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2025-04-02
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4322
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