Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Isabela Santos-
dc.date.accessioned2025-04-02T23:10:03Z-
dc.date.available2025-04-02-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.identifier.citationBRITO, Isabela Santos. O processo de leitura e escrita na educação infantil. 2024. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4322-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleO Processo de leitura e escrita na Educação Infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou estudar de que maneira ocorre o início da aprendizagem da leitura e escrita na Educação Infantil. Esta teve como objetivo principal compreender de que maneira ocorre a iniciação da aprendizagem da leitura e escrita na Educação Infantil. Sendo que seus objetivos específicos foram,descrever textos sobre a aprendizagem da leitura e escrita de crianças que cursam a Educação Infantil, relatar como os docentes inserem/utilizam a leitura e escrita no contexto pesquisado e expor os limites e possibilidades de aprendizado da leitura e da escrita pelas crianças da Educação Infantil. A pesquisa utilizou-se de uma abordagem quantitativa, realizando entrevistas com professoras da Educação Infantil na cidade de Amargosa, Bahia, e analisando documentos legais e textos teóricos. Como base teórica utilizou-se de autores como: Áries (2012) e Oliveira(2011) que discutem a construção do que se conhece atualmente como infância; Soares(2021) (2009), Ferreiro(2011) e Baptista(2022) que discorrem sobre a presença e aprendizagem da leitura e escrita na Educação Infantil. Além de documentos como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) de 2009 Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018, entre outros, que foram utilizados para se discutir a construção e as especificidades que que compõe a Educação Infantil. O estudo reafirma a importância de integrar o cuidar, o educar e o brincar na Educação Infantil, promovendo aprendizagens significativas por meio de histórias e atividades lúdicas, identificando também desafios, como a formação continuada de professores e a necessidade de evitar práticas mecanizadas de alfabetização. Constatou-se que, quando inseridas de maneira respeitosa e significativa, as práticas de leitura e escrita podem enriquecer as experiências das crianças, estabelecendo bases sólidas para seu desenvolvimento acadêmico e social.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
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