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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4322
Type de document: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | O Processo de leitura e escrita na Educação Infantil |
metadata.dc.creator: | Brito, Isabela Santos |
Conseiller(ère): | Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira |
Référence bibliographique: | BRITO, Isabela Santos. O processo de leitura e escrita na educação infantil. 2024. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024. |
Résumé: | Esta pesquisa buscou estudar de que maneira ocorre o início da aprendizagem da leitura e escrita na Educação Infantil. Esta teve como objetivo principal compreender de que maneira ocorre a iniciação da aprendizagem da leitura e escrita na Educação Infantil. Sendo que seus objetivos específicos foram,descrever textos sobre a aprendizagem da leitura e escrita de crianças que cursam a Educação Infantil, relatar como os docentes inserem/utilizam a leitura e escrita no contexto pesquisado e expor os limites e possibilidades de aprendizado da leitura e da escrita pelas crianças da Educação Infantil. A pesquisa utilizou-se de uma abordagem quantitativa, realizando entrevistas com professoras da Educação Infantil na cidade de Amargosa, Bahia, e analisando documentos legais e textos teóricos. Como base teórica utilizou-se de autores como: Áries (2012) e Oliveira(2011) que discutem a construção do que se conhece atualmente como infância; Soares(2021) (2009), Ferreiro(2011) e Baptista(2022) que discorrem sobre a presença e aprendizagem da leitura e escrita na Educação Infantil. Além de documentos como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) de 2009 Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018, entre outros, que foram utilizados para se discutir a construção e as especificidades que que compõe a Educação Infantil. O estudo reafirma a importância de integrar o cuidar, o educar e o brincar na Educação Infantil, promovendo aprendizagens significativas por meio de histórias e atividades lúdicas, identificando também desafios, como a formação continuada de professores e a necessidade de evitar práticas mecanizadas de alfabetização. Constatou-se que, quando inseridas de maneira respeitosa e significativa, as práticas de leitura e escrita podem enriquecer as experiências das crianças, estabelecendo bases sólidas para seu desenvolvimento acadêmico e social. |
Mots-clés: | Educação infantil Alfabetização Letramento |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Département d'enseignement: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 17-déc-2024 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Type d'accès: | Acesso Aberto |
Accès disponible à : | 2025-04-02 |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4322 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
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Processo_Leitura_Escrita_TCC_2024.pdf | 427,94 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
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