Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4313
Tipo de documento: | Produto Educacional |
Título: | Sequência didática: o meu espaço de vivência em mapas históricos |
Autor(es): | Nascimento, Rubenildes Francisca da Conceição Ramos, Luiza Olívia Lacerda |
Resumo: | O produto educacional identificado como Sequência Didática: o meu espaço de vivência em mapas históricos originou-se da pesquisa intitulada Práticas docentes para a inclusão de estudantes com Deficiência Intelectual e apresenta-se como um produto didático-metodológico relevante à prática de ensino na Educação Especial. Seu planejamento focalizou a pluralidade de interesses, potenciais cognitivos, gostos, ritmos, saberes e modos de participação e aprendizagem presentes na sala de aula, assim como a intencionalidade e liberdade da ação docente na seleção e mediação de condições pedagógicas criativas e significativas. A finalidade do produto foi construída no encontro das necessidades da prática de professores da Educação Básica com os estudos desenvolvidos no Mestrado Profissional e apostou na possibilidade de se constituir como um subsídio relevante ao ensino em turma comum com estudantes com Deficiência Intelectual (DI)I. Para tal propósito, este produto encontra-se sistematicamente organizado em quatro seções: a primeira versa sobre o planejamento do trabalho educativo na Educação Especial; a segunda traz algumas considerações sobre a Dl; a terceira apresenta uma proposta de ensino sistematizada através da metodologia de Sequência Didática com ênfase no favorecimento da participação e aprendizagem de estudante com DI inserido em turma comum; e, em seguida apresentamosas análises crítico-reflexivas dos processos de elaboração e dos resultados alcançados. Esperamos que este produto possa oferecer subsídios à prática de professores (as) que atuam em turmas com estudante com DI com vistas a construção de práticas educativas mais inclusivas. |
Palavras-chave: | Prática docente Educação especial Estudantes com DI Sequência didática |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade |
Data do documento: | Fev-2023 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Informação(ões) adicional(is): | Produto oriundo do trabalho de Dissertação: “Práticas docentes para a inclusão de estudantes com deficiência intelectual”, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2023, disponível em https://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3544. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2025-03-20T13:25:01Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4313 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CETENS - PPGECID - Produto Educacional |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sequencia_Didatica_Espaço_Produto_2023.pdf | 11,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.