Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4313
metadata.dc.type: | Produto Educacional |
Title: | Sequência didática: o meu espaço de vivência em mapas históricos |
metadata.dc.creator: | Nascimento, Rubenildes Francisca da Conceição Ramos, Luiza Olívia Lacerda |
metadata.dc.description.resumo: | O produto educacional identificado como Sequência Didática: o meu espaço de vivência em mapas históricos originou-se da pesquisa intitulada Práticas docentes para a inclusão de estudantes com Deficiência Intelectual e apresenta-se como um produto didático-metodológico relevante à prática de ensino na Educação Especial. Seu planejamento focalizou a pluralidade de interesses, potenciais cognitivos, gostos, ritmos, saberes e modos de participação e aprendizagem presentes na sala de aula, assim como a intencionalidade e liberdade da ação docente na seleção e mediação de condições pedagógicas criativas e significativas. A finalidade do produto foi construída no encontro das necessidades da prática de professores da Educação Básica com os estudos desenvolvidos no Mestrado Profissional e apostou na possibilidade de se constituir como um subsídio relevante ao ensino em turma comum com estudantes com Deficiência Intelectual (DI)I. Para tal propósito, este produto encontra-se sistematicamente organizado em quatro seções: a primeira versa sobre o planejamento do trabalho educativo na Educação Especial; a segunda traz algumas considerações sobre a Dl; a terceira apresenta uma proposta de ensino sistematizada através da metodologia de Sequência Didática com ênfase no favorecimento da participação e aprendizagem de estudante com DI inserido em turma comum; e, em seguida apresentamosas análises crítico-reflexivas dos processos de elaboração e dos resultados alcançados. Esperamos que este produto possa oferecer subsídios à prática de professores (as) que atuam em turmas com estudante com DI com vistas a construção de práticas educativas mais inclusivas. |
Keywords: | Prática docente Educação especial Estudantes com DI Sequência didática |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade |
Issue Date: | Feb-2023 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Description: | Produto oriundo do trabalho de Dissertação: “Práticas docentes para a inclusão de estudantes com deficiência intelectual”, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2023, disponível em https://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3544. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2025-03-20T13:25:01Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4313 |
Appears in Collections: | CETENS - PPGECID - Produto Educacional |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Sequencia_Didatica_Espaço_Produto_2023.pdf | 11,24 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.