Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Produto Educacional
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4313
metadata.dc.type: Produto Educacional
Title: Sequência didática: o meu espaço de vivência em mapas históricos
metadata.dc.creator: Nascimento, Rubenildes Francisca da Conceição
Ramos, Luiza Olívia Lacerda
metadata.dc.description.resumo: O produto educacional identificado como Sequência Didática: o meu espaço de vivência em mapas históricos originou-se da pesquisa intitulada Práticas docentes para a inclusão de estudantes com Deficiência Intelectual e apresenta-se como um produto didático-metodológico relevante à prática de ensino na Educação Especial. Seu planejamento focalizou a pluralidade de interesses, potenciais cognitivos, gostos, ritmos, saberes e modos de participação e aprendizagem presentes na sala de aula, assim como a intencionalidade e liberdade da ação docente na seleção e mediação de condições pedagógicas criativas e significativas. A finalidade do produto foi construída no encontro das necessidades da prática de professores da Educação Básica com os estudos desenvolvidos no Mestrado Profissional e apostou na possibilidade de se constituir como um subsídio relevante ao ensino em turma comum com estudantes com Deficiência Intelectual (DI)I. Para tal propósito, este produto encontra-se sistematicamente organizado em quatro seções: a primeira versa sobre o planejamento do trabalho educativo na Educação Especial; a segunda traz algumas considerações sobre a Dl; a terceira apresenta uma proposta de ensino sistematizada através da metodologia de Sequência Didática com ênfase no favorecimento da participação e aprendizagem de estudante com DI inserido em turma comum; e, em seguida apresentamosas análises crítico-reflexivas dos processos de elaboração e dos resultados alcançados. Esperamos que este produto possa oferecer subsídios à prática de professores (as) que atuam em turmas com estudante com DI com vistas a construção de práticas educativas mais inclusivas.
Keywords: Prática docente
Educação especial
Estudantes com DI
Sequência didática
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade
Issue Date: Feb-2023
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Description: Produto oriundo do trabalho de Dissertação: “Práticas docentes para a inclusão de estudantes com deficiência intelectual”, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2023, disponível em https://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3544.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2025-03-20T13:25:01Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4313
Appears in Collections:CETENS - PPGECID - Produto Educacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sequencia_Didatica_Espaço_Produto_2023.pdf11,24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.