Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Produto Educacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4313
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Rubenildes Francisca da Conceição-
dc.creatorRamos, Luiza Olívia Lacerda-
dc.date.accessioned2025-03-20T13:25:01Z-
dc.date.available2025-03-20T13:25:01Z-
dc.date.issued2023-02-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4313-
dc.descriptionProduto oriundo do trabalho de Dissertação: “Práticas docentes para a inclusão de estudantes com deficiência intelectual”, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2023, disponível em https://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3544.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEstudantes com DIpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleSequência didática: o meu espaço de vivência em mapas históricospt_BR
dc.typeProduto Educacionalpt_BR
dc.description.resumoO produto educacional identificado como Sequência Didática: o meu espaço de vivência em mapas históricos originou-se da pesquisa intitulada Práticas docentes para a inclusão de estudantes com Deficiência Intelectual e apresenta-se como um produto didático-metodológico relevante à prática de ensino na Educação Especial. Seu planejamento focalizou a pluralidade de interesses, potenciais cognitivos, gostos, ritmos, saberes e modos de participação e aprendizagem presentes na sala de aula, assim como a intencionalidade e liberdade da ação docente na seleção e mediação de condições pedagógicas criativas e significativas. A finalidade do produto foi construída no encontro das necessidades da prática de professores da Educação Básica com os estudos desenvolvidos no Mestrado Profissional e apostou na possibilidade de se constituir como um subsídio relevante ao ensino em turma comum com estudantes com Deficiência Intelectual (DI)I. Para tal propósito, este produto encontra-se sistematicamente organizado em quatro seções: a primeira versa sobre o planejamento do trabalho educativo na Educação Especial; a segunda traz algumas considerações sobre a Dl; a terceira apresenta uma proposta de ensino sistematizada através da metodologia de Sequência Didática com ênfase no favorecimento da participação e aprendizagem de estudante com DI inserido em turma comum; e, em seguida apresentamosas análises crítico-reflexivas dos processos de elaboração e dos resultados alcançados. Esperamos que este produto possa oferecer subsídios à prática de professores (as) que atuam em turmas com estudante com DI com vistas a construção de práticas educativas mais inclusivas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidadept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CETENS - PPGECID - Produto Educacional

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sequencia_Didatica_Espaço_Produto_2023.pdf11,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.