Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4305
Tipo de documento: | Produto Educacional |
Título : | Ação formativa: cirandas dialógicas com educadores da educação infantil do campo |
metadata.dc.creator: | Santana, Fabiana Castelo Branco de |
Resumen: | Este produto educacional resulta da dissertação intitulada “Formação continuada de educadores da Educação Infantil do Campo: reflexões dialógicas com os docentes da rede pública municipal de Feira de Santana”. Tem como finalidade contribuir com a formação continuada de educadores da Educação Infantil do Campo a partir das especificidades e necessidades das crianças e infâncias camponesas. No reconhecimento da importância de uma proposição específica de formação continuada docente, esta ação formativa se organiza em torno dos interesses formativos levantados pelas educadoras da EIC, através da organização de Cirandas Dialógicas. A ação propõe sua organização a partir da perspectiva da Pedagogia da Alternância, a qual se constitui como uma proposta pedagógica mobilizadora do processo de formação, baseando-se na dialogicidade e problematização do conhecimento, a partir da realidade. Propomos a concretização de uma experiência formativa alicerçada em dois momentos formativos denominados aqui por Tempo Interagir e Tempo Agir e Refletir. O Tempo Interagir tem o intuito de que educadoras, crianças e comunidade vivenciem experiências lúdicas, interajam e construam conhecimentos a partir das principais linguagens por onde a aprendizagem acontece: a brincadeira e a interação. O Tempo Agir e Refletir traz como proposição o estudo de referenciais importantes para o movimento de reflexão e construção de concepções que serão base para a construção do trabalho pedagógico. Os tempos formativos intencionam a articulação entre teoria, reflexão e ação, partindo da compreensão de que educadoras, crianças e demais atores sociais da comunidade são sujeitos protagonistas dos processos de aprendizagens, para que através das “Cirandas Dialógicas", sejam provocados a participar de maneira reflexiva das discussões, atentando para a necessidade de indicar os interesses formativos que poderão subsidiar os educadores da EIC, contribuindo com os processos de formação continuada docente. |
Palabras clave : | Formação continuada Educação Infantil do Campo Cirandas dialógicas |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Enseñanza: | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade |
Programa de posgrado: | Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade |
Fecha de publicación : | 4-ago-2022 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Descripción : | Produto oriundo do trabalho de Dissertação: “Formação continuada de educadores da educação infantil do campo: reflexões dialógicas com docentes na rede pública municipal de Feira de Santana”, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2022, disponível em https://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3529. |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Acceso disponible en: | 2025-03-20T13:11:53Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4305 |
Aparece en las colecciones: | CETENS - PPGECID - Produto Educacional |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Acao_Educacao_Campo_Produto_2022.pdf | 12,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.