Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Produto Educacional
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4305
metadata.dc.type: Produto Educacional
Title: Ação formativa: cirandas dialógicas com educadores da educação infantil do campo
metadata.dc.creator: Santana, Fabiana Castelo Branco de
metadata.dc.description.resumo: Este produto educacional resulta da dissertação intitulada “Formação continuada de educadores da Educação Infantil do Campo: reflexões dialógicas com os docentes da rede pública municipal de Feira de Santana”. Tem como finalidade contribuir com a formação continuada de educadores da Educação Infantil do Campo a partir das especificidades e necessidades das crianças e infâncias camponesas. No reconhecimento da importância de uma proposição específica de formação continuada docente, esta ação formativa se organiza em torno dos interesses formativos levantados pelas educadoras da EIC, através da organização de Cirandas Dialógicas. A ação propõe sua organização a partir da perspectiva da Pedagogia da Alternância, a qual se constitui como uma proposta pedagógica mobilizadora do processo de formação, baseando-se na dialogicidade e problematização do conhecimento, a partir da realidade. Propomos a concretização de uma experiência formativa alicerçada em dois momentos formativos denominados aqui por Tempo Interagir e Tempo Agir e Refletir. O Tempo Interagir tem o intuito de que educadoras, crianças e comunidade vivenciem experiências lúdicas, interajam e construam conhecimentos a partir das principais linguagens por onde a aprendizagem acontece: a brincadeira e a interação. O Tempo Agir e Refletir traz como proposição o estudo de referenciais importantes para o movimento de reflexão e construção de concepções que serão base para a construção do trabalho pedagógico. Os tempos formativos intencionam a articulação entre teoria, reflexão e ação, partindo da compreensão de que educadoras, crianças e demais atores sociais da comunidade são sujeitos protagonistas dos processos de aprendizagens, para que através das “Cirandas Dialógicas", sejam provocados a participar de maneira reflexiva das discussões, atentando para a necessidade de indicar os interesses formativos que poderão subsidiar os educadores da EIC, contribuindo com os processos de formação continuada docente.
Keywords: Formação continuada
Educação Infantil do Campo
Cirandas dialógicas
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade
Issue Date: 4-Aug-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Description: Produto oriundo do trabalho de Dissertação: “Formação continuada de educadores da educação infantil do campo: reflexões dialógicas com docentes na rede pública municipal de Feira de Santana”, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2022, disponível em https://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3529.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2025-03-20T13:11:53Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4305
Appears in Collections:CETENS - PPGECID - Produto Educacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Acao_Educacao_Campo_Produto_2022.pdf12,29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.