Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3867
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Acesso e permanência das mães universitárias do campo: um estudo sobre o Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrárias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
metadata.dc.creator: Nunes, Marly dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Reis, Maíra Lopes dos
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Carlos Adriano da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Janaína Zdebski da
metadata.dc.contributor.referee3: Moura, Terciana Vidal
Citación : NUNES, Marly dos Santos. Acesso e permanência das mães universitárias do campo: um estudo sobre o Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrárias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, Amargosa-BA. 2018. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar as condições de acesso e permanência feminina no ensino superior, especialmente das mães universitárias, tomando como recorte empírico o curso de Licenciatura em Educação do Campo-Ciências Agrárias da Universidade Federal do Recôncavo - UFRB. Tal abordagem de estudo, surge das inquietações de pesquisar quais são as estratégias utilizadas pelas mulheres que têm filhos, para permanecerem no curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrárias. Uma vez, que as mulheres ainda sofrem por conta do machismo, sexismo, violência doméstica e de rua, dentre tantas outras perseguições e discriminações. Discutir sobre a situação das mulheres é falar da tripla e múltipla jornada de trabalho no seu cotidiano, por ainda ser vista socialmente como responsável pelo cuidado do lar, filhos, e do trabalho externo. O curso Licenciatura em Educação do Campo tem como um dos seus objetivos atender sujeitos do campo seja trabalhadores e trabalhadoras rurais, ribeirinhos, assentados, quilombolas, entre outros, diante disso, busca-se identificar junto aos setores da universidade quais medidas têm sido adotadas pela instituição para assegurar a permanência dessas mulheres nos cursos de graduação, analisar como se dá a permanência destes sujeitos no curso de Educação do Campo, identificar os possíveis caminhos que podem ser adotados para garantir a continuidade dos estudos dessas estudantes, pois permanecer na universidade sem condições econômicas eficazes é complexa para qualquer estudante, e para as mulheres/mães, dificulta a continuidade dos seus estudos, comprometendo sua formação. Este trabalho utiliza o método de pesquisa qualitativa do tipo participante que, em que o pesquisador, para realizar a observação dos fenômenos, compartilha a vivência dos sujeitos pesquisados, participando, de forma sistemática e permanente, ao longo do tempo da pesquisa, das suas atividades.
Palabras clave : Mulher
Educação do campo
Permanência
Mães
Universidade
Resumen : This work aims to investigate the conditions of female access and permanence in higher education, especially of university mothers, taking as an empirical cut the undergraduate course in Education of the Field - Agricultural Sciences of the Federal University of Recôncavo - UFRB. Such a study approach arises from the concerns of researching the strategies used by women who have children, to remain in the Licentiate course in Field Education - Agrarian Sciences. Once, women still suffer from machismo, sexism, domestic and street violence, among many other persecutions and discrimination. To discuss the situation of women is to speak of the triple and multiple working day in their daily lives, because they are still socially responsible for the care of the home, children, and external work. The Degree Course in Education of the Field has as one of its objectives to meet subjects of the field be rural workers, riverine, settled, quilombolas, among others, in front of this, it seeks to identify with the sectors of the university what measures have been adopted by the institution to ensure the permanence of these women in the undergraduate courses, to analyze how the permanence of these subjects in the Course of Education of the Field, to identify the possible paths that can be adopted to guarantee the continuity of the studies of these students, since to remain in the university without conditions economics is complex for any student, and for women / mothers, it hinders the continuity of their studies, jeopardizing their training. This work uses the qualitative research method of the participant type, in which the researcher, to carry out the observation of the phenomena, shares the experience of the subjects studied, participating in a systematic and permanent way, throughout the research time, of their activities.
metadata.dc.subject.en: Woman
Field education
Permanence
Moms
University
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 9-abr-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-21T19:37:07Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3867
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Acesso_Permanencia_Maes_TCC_2018.pdf926,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.