Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3855
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Ritos de passagem dos alunos da escola do campo para escola da cidade: um estudo na Comunidade de Água Branca, Mutuípe-BA
metadata.dc.creator: Araújo, Rozane Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Moura, Terciana Vidal
metadata.dc.contributor.referee1: Orrico, Naci Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Janaína Zdebski da
Citation: ARAÚJO, Rozane Rodrigues. Ritos de passagem dos alunos da escola do campo para escola da cidade: um estudo na Comunidade de Água Branca, Mutuípe-BA, Amargosa-BA. 2018. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem objetivo problematizar os ritos de passagem dos alunos que saem da escola da roça e vão dar continuidade aosseus estudos na escola da cidade. Nosso foco específico é identificar e analisar os elementos e situações que marcam essa passagem dos alunos do 5º ano da escola da roça e sua entrada no 6º ano na escola da cidade. Destarte, buscou-se responder as seguintes indagações: quais as situações que marcam o rito de passagem do aluno da escola da roça para a escola da cidade? Qual a visão dos alunos sobre esse ritual de passagem? Para tanto, pretendeu-se analisar as situações que marcam o rito de passagem dos alunos que saem do 5° ano da escola da roça, na comunidade de Água Branca, para estudarem o 6° ano na escola da cidade, de Mutuípe-Ba, identificando o posicionamento dos alunos quanto ao processo de migração e desempenho escolar. Trata- se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que teve como campo empírico três escolas situadas no município de Mutuípe: uma na roça, na Comunidade de Água Branca e duas na cidade. Para a obtenção dos dados, foram utilizados alguns instrumentos de desenho com os alunos, acompanhamento e observação in lócus de algumas vivências dos alunos, observação sistemática na sala de aula e entrevistas semiestruturadas com os alunos, os pais ou responsáveis, uma professora que atua na escola da roça e doze professores que atam na escola da cidade. Ao analisar os dados, observou-se que são vários fatores que marcam o rito de passagem dos alunos da escola da roça para a escola da cidade e que trata-se de um processo doloroso para esses alunos, afetando seu desempenho escolar e ocasionando ainda, a desistência e reprovação desses sujeitos.
Keywords: Educação do campo
Escola do campo
Escola urbana
Rito de passagem - Escola
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 26-Oct-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-21T18:36:23Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3855
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ritos_Passagem_Alunos_TCC_2018.pdf2,05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.