Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3855
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Ritos de passagem dos alunos da escola do campo para escola da cidade: um estudo na Comunidade de Água Branca, Mutuípe-BA |
Autor(es): | Araújo, Rozane Rodrigues |
Orientador(a): | Moura, Terciana Vidal |
Membro(a) da banca: | Orrico, Naci Rodrigues |
Membro(a) da banca: | Silva, Janaína Zdebski da |
Referência: | ARAÚJO, Rozane Rodrigues. Ritos de passagem dos alunos da escola do campo para escola da cidade: um estudo na Comunidade de Água Branca, Mutuípe-BA, Amargosa-BA. 2018. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. |
Resumo: | A presente pesquisa tem objetivo problematizar os ritos de passagem dos alunos que saem da escola da roça e vão dar continuidade aosseus estudos na escola da cidade. Nosso foco específico é identificar e analisar os elementos e situações que marcam essa passagem dos alunos do 5º ano da escola da roça e sua entrada no 6º ano na escola da cidade. Destarte, buscou-se responder as seguintes indagações: quais as situações que marcam o rito de passagem do aluno da escola da roça para a escola da cidade? Qual a visão dos alunos sobre esse ritual de passagem? Para tanto, pretendeu-se analisar as situações que marcam o rito de passagem dos alunos que saem do 5° ano da escola da roça, na comunidade de Água Branca, para estudarem o 6° ano na escola da cidade, de Mutuípe-Ba, identificando o posicionamento dos alunos quanto ao processo de migração e desempenho escolar. Trata- se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que teve como campo empírico três escolas situadas no município de Mutuípe: uma na roça, na Comunidade de Água Branca e duas na cidade. Para a obtenção dos dados, foram utilizados alguns instrumentos de desenho com os alunos, acompanhamento e observação in lócus de algumas vivências dos alunos, observação sistemática na sala de aula e entrevistas semiestruturadas com os alunos, os pais ou responsáveis, uma professora que atua na escola da roça e doze professores que atam na escola da cidade. Ao analisar os dados, observou-se que são vários fatores que marcam o rito de passagem dos alunos da escola da roça para a escola da cidade e que trata-se de um processo doloroso para esses alunos, afetando seu desempenho escolar e ocasionando ainda, a desistência e reprovação desses sujeitos. |
Palavras-chave: | Educação do campo Escola do campo Escola urbana Rito de passagem - Escola |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 26-Out-2018 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-10-21T18:36:23Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3855 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ritos_Passagem_Alunos_TCC_2018.pdf | 2,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.