Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3851
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Têm negras na história! Histórias de vida de professoras negras do município de Mutuípe-BA
metadata.dc.creator: Santos, Eliene Marques dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Carlos Adriano da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Maicelma Maia
metadata.dc.contributor.referee2: Reis, Maíra Lopes dos
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Cheiria dos Santos
Référence bibliographique: SANTOS, Eliene Marques dos. Têm negras na história! Histórias de vida de professoras negras do município de Mutuípe-BA, Amargosa-BA. 2019. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho monográfico foi realizado no curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrárias, no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB), campus Amargosa-BA. Esta produção está vinculada com estudos no grupo de pesquisa Docência, Currículo e Formação (DOCFORM / UFRB / CFP), em especial a linha intitulada Educação no/do Campo, Identidades, Sujeitos, Textos e Contextos, e teve como objetivo analisar de que forma as histórias de vida das professoras negras e campesinas implicam na constituição de suas identidades. A metodologia relacionase as temáticas abordadas e estão atreladas as identidades apresentadas no trabalho. Atravessamos as dimensões de mulher, negra e campesina vinculando-as a minha própria história. Utilizamos uma abordagem qualitativa. Os instrumentos foram revisão de literatura, questionários assistidos para caracterização das protagonistas da pesquisa, entrevistas narrativas, cartas narrativas enfatizando histórias de vida e a técnica de análise de conteúdo para o trato com os dados produzidos. A pesquisa é formada pela investigação diante da trajetória de quatro professoras que se autodeclaram negras, do município de Mutuípe-BA, vinculadas ao campo, por meio de suas atuações profissionais ou por serem pertencentes ao campo desde o nascimento e ainda permanecerem lá, e seus familiares residirem no campo. É por meio da descrição das histórias de vida dessas protagonistas que a história aqui é refletida. Como resultados, refletimos sobre identidades e pertencimento evidenciado a necessidade explícita de debater a relação entre Educação do Campo, raça e gênero. Também os desafios de diversas ordens referentes ao atravessar de categorias como professora, mulher, negra e camponesa, e a esfera política dessa ação consciente. Importante pensar em processos históricos de racismo e machismo na educação do campo. Por fim, respondemos: tem negras na história sim.
Mots-clés: Educação do campo
Mulher negra
Camponesa
Professora
metadata.dc.description.abstract-es: El presente trabajo monográfico realizado en el Grado de Educación Rural - Curso de Ciencias Agrarias, en el Centro de Formación Docente de la Universidade Federal de Recôncavo da Bahia (CFP / UFRB), campus de Amargosa-BA. La producción está vinculada a estudios en el grupo de investigación de Docencia, Currículo y Capacitación (DOCFORM / UFRB / CFP), en particular la línea titulada Educación en el campo, identidades, temas, textos y contextos, y tuvo como objetivo analizar cómo las historias de vida de los maestros negros y campesinos implicaban en la constitución de sus identidades. La metodología está relacionada con los temas abordados y están vinculados a las identidades presentadas en el documento. Cruzamos las dimensiones de mujer, negra y campesina uniéndolas a mi propia historia. Utilizamos un enfoque cualitativo. Los instrumentos fueron revisión de literatura, cuestionarios asistidos para caracterizar a los protagonistas de la investigación, entrevistas narrativas, cartas narrativas que enfatizan historias de vida y la técnica de análisis de contenido para tratar con los datos producidos. La investigación está formada por la investigación de la trayectoria de cuatro autodenominados profesores negros de la ciudad de Mutuípe-BA, vinculados al campo, a través de sus actividades profesionales, o porque pertenecen al campo desde el nacimiento y aún permanecen allí, y miembros de la familia residen en el campo. Al describir las historias de vida de estos protagonistas, se describe la historia aquí. Como resultado, reflexionamos sobre identidades y pertenencias, evidenciando la necesidad explícita de debatir la relación entre educación rural, raza y género. También los desafíos de varias órdenes con respecto al cruce de categorías como maestra, mujer, negra y campesina, y la esfera política de esta acción consciente. Es importante pensar en los procesos históricos de racismo y machismo en la educación de campo. Finalmente, respondemos: sí, hay mujeres negras en la historia.
metadata.dc.subject.es: Educación rural
Mujer negra
Campesina
Maestro
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 2020
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-18T23:49:59Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3851
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Tem_Negras_Historia_TCC_2019.pdf792,43 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.