Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Eliene Marques dos-
dc.date.accessioned2024-10-18T23:49:59Z-
dc.date.available2024-10-18T23:49:59Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSANTOS, Eliene Marques dos. Têm negras na história! Histórias de vida de professoras negras do município de Mutuípe-BA, Amargosa-BA. 2019. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3851-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectMulher negrapt_BR
dc.subjectCamponesapt_BR
dc.subjectProfessorapt_BR
dc.titleTêm negras na história! Histórias de vida de professoras negras do município de Mutuípe-BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico foi realizado no curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrárias, no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB), campus Amargosa-BA. Esta produção está vinculada com estudos no grupo de pesquisa Docência, Currículo e Formação (DOCFORM / UFRB / CFP), em especial a linha intitulada Educação no/do Campo, Identidades, Sujeitos, Textos e Contextos, e teve como objetivo analisar de que forma as histórias de vida das professoras negras e campesinas implicam na constituição de suas identidades. A metodologia relacionase as temáticas abordadas e estão atreladas as identidades apresentadas no trabalho. Atravessamos as dimensões de mulher, negra e campesina vinculando-as a minha própria história. Utilizamos uma abordagem qualitativa. Os instrumentos foram revisão de literatura, questionários assistidos para caracterização das protagonistas da pesquisa, entrevistas narrativas, cartas narrativas enfatizando histórias de vida e a técnica de análise de conteúdo para o trato com os dados produzidos. A pesquisa é formada pela investigação diante da trajetória de quatro professoras que se autodeclaram negras, do município de Mutuípe-BA, vinculadas ao campo, por meio de suas atuações profissionais ou por serem pertencentes ao campo desde o nascimento e ainda permanecerem lá, e seus familiares residirem no campo. É por meio da descrição das histórias de vida dessas protagonistas que a história aqui é refletida. Como resultados, refletimos sobre identidades e pertencimento evidenciado a necessidade explícita de debater a relação entre Educação do Campo, raça e gênero. Também os desafios de diversas ordens referentes ao atravessar de categorias como professora, mulher, negra e camponesa, e a esfera política dessa ação consciente. Importante pensar em processos históricos de racismo e machismo na educação do campo. Por fim, respondemos: tem negras na história sim.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carlos Adriano da Silva-
dc.contributor.referee1Souza, Maicelma Maia-
dc.contributor.referee2Reis, Maíra Lopes dos-
dc.contributor.referee3Souza, Cheiria dos Santos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
dc.subject.esEducación ruralpt_BR
dc.subject.esMujer negrapt_BR
dc.subject.esCampesinapt_BR
dc.subject.esMaestropt_BR
dc.description.abstract-esEl presente trabajo monográfico realizado en el Grado de Educación Rural - Curso de Ciencias Agrarias, en el Centro de Formación Docente de la Universidade Federal de Recôncavo da Bahia (CFP / UFRB), campus de Amargosa-BA. La producción está vinculada a estudios en el grupo de investigación de Docencia, Currículo y Capacitación (DOCFORM / UFRB / CFP), en particular la línea titulada Educación en el campo, identidades, temas, textos y contextos, y tuvo como objetivo analizar cómo las historias de vida de los maestros negros y campesinos implicaban en la constitución de sus identidades. La metodología está relacionada con los temas abordados y están vinculados a las identidades presentadas en el documento. Cruzamos las dimensiones de mujer, negra y campesina uniéndolas a mi propia historia. Utilizamos un enfoque cualitativo. Los instrumentos fueron revisión de literatura, cuestionarios asistidos para caracterizar a los protagonistas de la investigación, entrevistas narrativas, cartas narrativas que enfatizan historias de vida y la técnica de análisis de contenido para tratar con los datos producidos. La investigación está formada por la investigación de la trayectoria de cuatro autodenominados profesores negros de la ciudad de Mutuípe-BA, vinculados al campo, a través de sus actividades profesionales, o porque pertenecen al campo desde el nacimiento y aún permanecen allí, y miembros de la familia residen en el campo. Al describir las historias de vida de estos protagonistas, se describe la historia aquí. Como resultado, reflexionamos sobre identidades y pertenencias, evidenciando la necesidad explícita de debatir la relación entre educación rural, raza y género. También los desafíos de varias órdenes con respecto al cruce de categorías como maestra, mujer, negra y campesina, y la esfera política de esta acción consciente. Es importante pensar en los procesos históricos de racismo y machismo en la educación de campo. Finalmente, respondemos: sí, hay mujeres negras en la historia.pt_BR
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