Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3780
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | Desafios e perspectivas da educação do campo: implicações do fechamento da Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães na Comunidade São domingos de Gusmão - Manoel Vitorino-BA (2008): “venderam o peixe que seria por pouco tempo, aí fechou a escola” |
metadata.dc.creator: | Libarino, Maria de Fátima Sampaio |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Oliveira, Lanna Cecília Lima de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Carlos Adriando da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Luana Patrícia Costa |
Citación : | LIBARINO, Maria de Fátima Sampaio. Desafios e perspectivas da educação do campo: implicações do fechamento da Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães na Comunidade São domingos de Gusmão - Manoel Vitorino-BA (2008): “venderam o peixe que seria por pouco tempo, aí fechou a escola”, Amargosa-BA. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho é uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do componente da grade curricular do curso de Licenciatura em Educação do Campo-Ciências Agrárias, do Centro de Formação de professores-CFP, Campus Amargosa-BA,da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). teve por objetivo, analisar as implicações do fechamento da escola municipal Antônio Carlos Magalhães, no município de Manoel Vitorino-BA, bem como identificar e descrever os desafios da comunidade depois que a escola foi fechada. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a entrevista semiestruturada, através dos dados obtidos verificou-se a importância do tema para o debate atual sobre a situação das escolas do campo, os desafios, e suas implicações.O trabalho destaca três autores(as) que dialogam com tema proposto: Molina e Caldart traz os conceitos básicos da Educação do Campo,elas fazem uma análise interessante de como está o movimento na atualidade, quais desafios estamos encontrando. já Peripolli, faz uma relação do fim das comunidades com o fechamento de escolas do campo. Através deste estudo verificou-se que esse tema não pode ser esquecido, principalmente porque existe a lei nº 12.960 de 20 de de março de 2014, que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para fazer constar a exigência de manifestação de órgão normativo do sistema de ensino para o fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas. a lei enquadra o fechamento de escolas um crime. |
Palabras clave : | Educação do campo Escolas do campo Política educacional - Lei 12.960 |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 2022 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-10-07T20:15:26Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3780 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Desafios_Perspectivas_Educacao_TCC_2022.pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.