Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLibarino, Maria de Fátima Sampaio-
dc.date.accessioned2024-10-07T20:15:26Z-
dc.date.available2024-10-07T20:15:26Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationLIBARINO, Maria de Fátima Sampaio. Desafios e perspectivas da educação do campo: implicações do fechamento da Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães na Comunidade São domingos de Gusmão - Manoel Vitorino-BA (2008): “venderam o peixe que seria por pouco tempo, aí fechou a escola”, Amargosa-BA. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3780-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectPolítica educacional - Lei 12.960pt_BR
dc.titleDesafios e perspectivas da educação do campo: implicações do fechamento da Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães na Comunidade São domingos de Gusmão - Manoel Vitorino-BA (2008): “venderam o peixe que seria por pouco tempo, aí fechou a escola”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do componente da grade curricular do curso de Licenciatura em Educação do Campo-Ciências Agrárias, do Centro de Formação de professores-CFP, Campus Amargosa-BA,da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). teve por objetivo, analisar as implicações do fechamento da escola municipal Antônio Carlos Magalhães, no município de Manoel Vitorino-BA, bem como identificar e descrever os desafios da comunidade depois que a escola foi fechada. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a entrevista semiestruturada, através dos dados obtidos verificou-se a importância do tema para o debate atual sobre a situação das escolas do campo, os desafios, e suas implicações.O trabalho destaca três autores(as) que dialogam com tema proposto: Molina e Caldart traz os conceitos básicos da Educação do Campo,elas fazem uma análise interessante de como está o movimento na atualidade, quais desafios estamos encontrando. já Peripolli, faz uma relação do fim das comunidades com o fechamento de escolas do campo. Através deste estudo verificou-se que esse tema não pode ser esquecido, principalmente porque existe a lei nº 12.960 de 20 de de março de 2014, que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para fazer constar a exigência de manifestação de órgão normativo do sistema de ensino para o fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas. a lei enquadra o fechamento de escolas um crime.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Lanna Cecília Lima de-
dc.contributor.referee1Oliveira, Carlos Adriando da Silva-
dc.contributor.referee2Silva, Luana Patrícia Costa-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
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