Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3780
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Desafios e perspectivas da educação do campo: implicações do fechamento da Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães na Comunidade São domingos de Gusmão - Manoel Vitorino-BA (2008): “venderam o peixe que seria por pouco tempo, aí fechou a escola”
metadata.dc.creator: Libarino, Maria de Fátima Sampaio
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Lanna Cecília Lima de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Carlos Adriando da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Luana Patrícia Costa
Citation: LIBARINO, Maria de Fátima Sampaio. Desafios e perspectivas da educação do campo: implicações do fechamento da Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães na Comunidade São domingos de Gusmão - Manoel Vitorino-BA (2008): “venderam o peixe que seria por pouco tempo, aí fechou a escola”, Amargosa-BA. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho é uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do componente da grade curricular do curso de Licenciatura em Educação do Campo-Ciências Agrárias, do Centro de Formação de professores-CFP, Campus Amargosa-BA,da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). teve por objetivo, analisar as implicações do fechamento da escola municipal Antônio Carlos Magalhães, no município de Manoel Vitorino-BA, bem como identificar e descrever os desafios da comunidade depois que a escola foi fechada. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a entrevista semiestruturada, através dos dados obtidos verificou-se a importância do tema para o debate atual sobre a situação das escolas do campo, os desafios, e suas implicações.O trabalho destaca três autores(as) que dialogam com tema proposto: Molina e Caldart traz os conceitos básicos da Educação do Campo,elas fazem uma análise interessante de como está o movimento na atualidade, quais desafios estamos encontrando. já Peripolli, faz uma relação do fim das comunidades com o fechamento de escolas do campo. Através deste estudo verificou-se que esse tema não pode ser esquecido, principalmente porque existe a lei nº 12.960 de 20 de de março de 2014, que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para fazer constar a exigência de manifestação de órgão normativo do sistema de ensino para o fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas. a lei enquadra o fechamento de escolas um crime.
Keywords: Educação do campo
Escolas do campo
Política educacional - Lei 12.960
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-07T20:15:26Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3780
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Desafios_Perspectivas_Educacao_TCC_2022.pdf1,6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.