Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3728
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: O Ensino de ciências da natureza: uma perspectiva para alfabetização científica em uma escola do campo no município de Amargosa-Bahia
metadata.dc.creator: Brandão, Bianca da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Neves, Márcia Luzia Cardoso
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, David Romão
Citation: BRANDÃO, Bianca da Silva. O Ensino de ciências da natureza: uma perspectiva para alfabetização científica em uma escola do campo no município de Amargosa-Bahia, Amargosa-BA. 2018. 102f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
metadata.dc.description.resumo: Entender a ciência é de fundamental importância para que se possa controlar e prever as transformações que ocorrem na natureza. Desse modo, evidenciamos a necessidade do ensino dos conteúdos de Ciências Naturais nos Anos Iniciais da Educação Básica, a fim de potencializar nos educandos, por meio da compreensão efetiva dos conceitos, a inquietação diante de situações do seu cotidiano, buscando aclaramentos coerentes a ponto de desenvolverem-se de maneira crítica e reflexiva frente aos mais variados problemas encontrados na tríade, natureza- cultura sociedade. Desse modo, o problema dessa pesquisa é entender de que forma os conteúdos de Ciências da Natureza são abordados em uma Escola do Campo e como o ensino desses conteúdos garantem ou não a aprendizagem e a Alfabetização Científica das crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos foram: verificar a execução do planejamento das aulas de Ciências da Natureza em uma escola do campo; observar aulas e analisar os processos de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Ciências da Natureza; averiguar em que nível de Alfabetização se encontram esses sujeitos. A abordagem da referida pesquisa é qualitativa. Quanto aos objetivos, esta pesquisa é considerada descritiva. No que concernem os procedimentos para coleta de dados, delineamos o estudo caracterizando-o como pesquisa de campo e participante. Realizou-se observações para analisar a forma como os conteúdos de Ciências da Natureza são abordados na realidade de uma Escola localizada no âmbito rural, utilizando como instrumento um diário de campo. Analisamos a efetivação do planejamento da professora, para verificar como se dão as práticas pedagógicas da educadora frente ao ensino dos conteúdos de Ciências da Natureza. Ainda, contamos como a elaboração e aplicação de um pré e pós-teste. Como referencial teórico utilizamos os escritos de Chassot (2003), Santos (2009), Bizzo (2009), Lorenzetti e Delizoicov (2001), Caldart (2004, 2008, 2009, 2012), Arroyo (2012), Molina (2009, 2010, 2011), Martins (2010, 2013, 2015, 2016), Saviani (1997, 2003,2008), Pasqualini (2010,2013,2016), Marsiglia (2010,2013,2014) e Marsiglia e Saccomani (2016), e alguns outros autores. Os dados que esse estudo monográfico evidenciou, tem a ver com necessidade de reformulação nas bases teóricas que amparam os currículos tanto na Universidade, quanto nas escolas, pois o discurso que prevalece nas práticas cotidianas do “aprender por aprender”, não estão colaborando para a transformação do psiquismo do sujeito, fazendo-o que esses permanecem apenas na base dos conhecimentos espontâneos, contribuindo para os elevados índices de analfabetismo funcional e científico que nos apontam os sistemas de avaliação.
Keywords: Ensino de ciências
Alfabetização científica
Educação do campo
Práticas de ensino
Professores - Formação
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 23-Mar-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-29T14:50:55Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3728
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ensino_Ciencias_Natureza_TCC_2018.pdf3,41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.