Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3728
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | O Ensino de ciências da natureza: uma perspectiva para alfabetização científica em uma escola do campo no município de Amargosa-Bahia |
Autor(es): | Brandão, Bianca da Silva |
Orientador(a): | Neves, Márcia Luzia Cardoso |
Membro(a) da banca: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Membro(a) da banca: | Teixeira, David Romão |
Referência: | BRANDÃO, Bianca da Silva. O Ensino de ciências da natureza: uma perspectiva para alfabetização científica em uma escola do campo no município de Amargosa-Bahia, Amargosa-BA. 2018. 102f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. |
Resumo: | Entender a ciência é de fundamental importância para que se possa controlar e prever as transformações que ocorrem na natureza. Desse modo, evidenciamos a necessidade do ensino dos conteúdos de Ciências Naturais nos Anos Iniciais da Educação Básica, a fim de potencializar nos educandos, por meio da compreensão efetiva dos conceitos, a inquietação diante de situações do seu cotidiano, buscando aclaramentos coerentes a ponto de desenvolverem-se de maneira crítica e reflexiva frente aos mais variados problemas encontrados na tríade, natureza- cultura sociedade. Desse modo, o problema dessa pesquisa é entender de que forma os conteúdos de Ciências da Natureza são abordados em uma Escola do Campo e como o ensino desses conteúdos garantem ou não a aprendizagem e a Alfabetização Científica das crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos foram: verificar a execução do planejamento das aulas de Ciências da Natureza em uma escola do campo; observar aulas e analisar os processos de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Ciências da Natureza; averiguar em que nível de Alfabetização se encontram esses sujeitos. A abordagem da referida pesquisa é qualitativa. Quanto aos objetivos, esta pesquisa é considerada descritiva. No que concernem os procedimentos para coleta de dados, delineamos o estudo caracterizando-o como pesquisa de campo e participante. Realizou-se observações para analisar a forma como os conteúdos de Ciências da Natureza são abordados na realidade de uma Escola localizada no âmbito rural, utilizando como instrumento um diário de campo. Analisamos a efetivação do planejamento da professora, para verificar como se dão as práticas pedagógicas da educadora frente ao ensino dos conteúdos de Ciências da Natureza. Ainda, contamos como a elaboração e aplicação de um pré e pós-teste. Como referencial teórico utilizamos os escritos de Chassot (2003), Santos (2009), Bizzo (2009), Lorenzetti e Delizoicov (2001), Caldart (2004, 2008, 2009, 2012), Arroyo (2012), Molina (2009, 2010, 2011), Martins (2010, 2013, 2015, 2016), Saviani (1997, 2003,2008), Pasqualini (2010,2013,2016), Marsiglia (2010,2013,2014) e Marsiglia e Saccomani (2016), e alguns outros autores. Os dados que esse estudo monográfico evidenciou, tem a ver com necessidade de reformulação nas bases teóricas que amparam os currículos tanto na Universidade, quanto nas escolas, pois o discurso que prevalece nas práticas cotidianas do “aprender por aprender”, não estão colaborando para a transformação do psiquismo do sujeito, fazendo-o que esses permanecem apenas na base dos conhecimentos espontâneos, contribuindo para os elevados índices de analfabetismo funcional e científico que nos apontam os sistemas de avaliação. |
Palavras-chave: | Ensino de ciências Alfabetização científica Educação do campo Práticas de ensino Professores - Formação |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 23-Mar-2018 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-09-29T14:50:55Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3728 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ensino_Ciencias_Natureza_TCC_2018.pdf | 3,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.