Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3728
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrandão, Bianca da Silva-
dc.date.accessioned2024-09-29T14:50:55Z-
dc.date.available2024-09-29T14:50:55Z-
dc.date.issued2018-03-23-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Bianca da Silva. O Ensino de ciências da natureza: uma perspectiva para alfabetização científica em uma escola do campo no município de Amargosa-Bahia, Amargosa-BA. 2018. 102f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3728-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleO Ensino de ciências da natureza: uma perspectiva para alfabetização científica em uma escola do campo no município de Amargosa-Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEntender a ciência é de fundamental importância para que se possa controlar e prever as transformações que ocorrem na natureza. Desse modo, evidenciamos a necessidade do ensino dos conteúdos de Ciências Naturais nos Anos Iniciais da Educação Básica, a fim de potencializar nos educandos, por meio da compreensão efetiva dos conceitos, a inquietação diante de situações do seu cotidiano, buscando aclaramentos coerentes a ponto de desenvolverem-se de maneira crítica e reflexiva frente aos mais variados problemas encontrados na tríade, natureza- cultura sociedade. Desse modo, o problema dessa pesquisa é entender de que forma os conteúdos de Ciências da Natureza são abordados em uma Escola do Campo e como o ensino desses conteúdos garantem ou não a aprendizagem e a Alfabetização Científica das crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos foram: verificar a execução do planejamento das aulas de Ciências da Natureza em uma escola do campo; observar aulas e analisar os processos de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Ciências da Natureza; averiguar em que nível de Alfabetização se encontram esses sujeitos. A abordagem da referida pesquisa é qualitativa. Quanto aos objetivos, esta pesquisa é considerada descritiva. No que concernem os procedimentos para coleta de dados, delineamos o estudo caracterizando-o como pesquisa de campo e participante. Realizou-se observações para analisar a forma como os conteúdos de Ciências da Natureza são abordados na realidade de uma Escola localizada no âmbito rural, utilizando como instrumento um diário de campo. Analisamos a efetivação do planejamento da professora, para verificar como se dão as práticas pedagógicas da educadora frente ao ensino dos conteúdos de Ciências da Natureza. Ainda, contamos como a elaboração e aplicação de um pré e pós-teste. Como referencial teórico utilizamos os escritos de Chassot (2003), Santos (2009), Bizzo (2009), Lorenzetti e Delizoicov (2001), Caldart (2004, 2008, 2009, 2012), Arroyo (2012), Molina (2009, 2010, 2011), Martins (2010, 2013, 2015, 2016), Saviani (1997, 2003,2008), Pasqualini (2010,2013,2016), Marsiglia (2010,2013,2014) e Marsiglia e Saccomani (2016), e alguns outros autores. Os dados que esse estudo monográfico evidenciou, tem a ver com necessidade de reformulação nas bases teóricas que amparam os currículos tanto na Universidade, quanto nas escolas, pois o discurso que prevalece nas práticas cotidianas do “aprender por aprender”, não estão colaborando para a transformação do psiquismo do sujeito, fazendo-o que esses permanecem apenas na base dos conhecimentos espontâneos, contribuindo para os elevados índices de analfabetismo funcional e científico que nos apontam os sistemas de avaliação.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Neves, Márcia Luzia Cardoso-
dc.contributor.referee1Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.contributor.referee2Teixeira, David Romão-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino_Ciencias_Natureza_TCC_2018.pdf3,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.