Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3717
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Motivações que influenciam a permanência de jovens e adultos na escola: o que revelam as narrativas dos estudantes do município de Mutuípe? |
metadata.dc.creator: | Santos, Marilene Souza dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Erica Bastos da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Clark, Geórgia Nellie |
Référence bibliographique: | SANTOS, Marilene Souza dos. Motivações que influenciam a permanência de jovens e adultos na escola: o que revelam as narrativas dos estudantes do município de Mutuípe?, Amargosa-BA. 2019. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho buscou investigar as motivações que influenciam a permanência de jovens e adultos na escola para a continuidade e conclusão da Educação Básica. Interessou à pesquisa conhecer as ligações entre trajetórias de vida dos estudantes, retorno à escola e desejo de continuar e concluir a modalidade de ensino. O levantamento bibliográfico teve como base de referência, principalmente, os estudos de Arroyo (2000, 2006); Freire (1991, 1996, 2003, 2005); Ghiraldelli Junior (2000, 2006, 2008); Gil (1999, 2002, 2008); Haddad (2000, 2008) e Soares (1996, 2002). No processo de recolha de dados foram realizadas as técnicas observação e entrevista semiestruturada com quatro estudantes matriculados na modalidade há um período igual ou superior a dois anos. Por meio das suas narrativas foi possível inferir que a primeira evasão escolar resultou de prejuízos econômicos e sociais, e o retorno à escola representou a chance de recuperar o tempo perdido na infância, conseguir melhores inserções no mercado de trabalho formal, autonomia social e resgate da autoestima. São essas perspectivas que impulsionam os esforços em torno da permanência. |
Mots-clés: | EJA Permanência Motivações Educação de adultos Educação - Aspectos sociais |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-29T13:06:29Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3717 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Motivacoes_Influenciam_Permanencia_TCC_2019.pdf | 821,34 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.