Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3717
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Motivações que influenciam a permanência de jovens e adultos na escola: o que revelam as narrativas dos estudantes do município de Mutuípe?
metadata.dc.creator: Santos, Marilene Souza dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Erica Bastos da
metadata.dc.contributor.referee2: Clark, Geórgia Nellie
Citation: SANTOS, Marilene Souza dos. Motivações que influenciam a permanência de jovens e adultos na escola: o que revelam as narrativas dos estudantes do município de Mutuípe?, Amargosa-BA. 2019. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho buscou investigar as motivações que influenciam a permanência de jovens e adultos na escola para a continuidade e conclusão da Educação Básica. Interessou à pesquisa conhecer as ligações entre trajetórias de vida dos estudantes, retorno à escola e desejo de continuar e concluir a modalidade de ensino. O levantamento bibliográfico teve como base de referência, principalmente, os estudos de Arroyo (2000, 2006); Freire (1991, 1996, 2003, 2005); Ghiraldelli Junior (2000, 2006, 2008); Gil (1999, 2002, 2008); Haddad (2000, 2008) e Soares (1996, 2002). No processo de recolha de dados foram realizadas as técnicas observação e entrevista semiestruturada com quatro estudantes matriculados na modalidade há um período igual ou superior a dois anos. Por meio das suas narrativas foi possível inferir que a primeira evasão escolar resultou de prejuízos econômicos e sociais, e o retorno à escola representou a chance de recuperar o tempo perdido na infância, conseguir melhores inserções no mercado de trabalho formal, autonomia social e resgate da autoestima. São essas perspectivas que impulsionam os esforços em torno da permanência.
Keywords: EJA
Permanência
Motivações
Educação de adultos
Educação - Aspectos sociais
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-29T13:06:29Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3717
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Motivacoes_Influenciam_Permanencia_TCC_2019.pdf821,34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.