Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3717
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Marilene Souza dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-29T13:06:29Z | - |
dc.date.available | 2024-09-29T13:06:29Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Marilene Souza dos. Motivações que influenciam a permanência de jovens e adultos na escola: o que revelam as narrativas dos estudantes do município de Mutuípe?, Amargosa-BA. 2019. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3717 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Permanência | pt_BR |
dc.subject | Motivações | pt_BR |
dc.subject | Educação de adultos | pt_BR |
dc.subject | Educação - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.title | Motivações que influenciam a permanência de jovens e adultos na escola: o que revelam as narrativas dos estudantes do município de Mutuípe? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho buscou investigar as motivações que influenciam a permanência de jovens e adultos na escola para a continuidade e conclusão da Educação Básica. Interessou à pesquisa conhecer as ligações entre trajetórias de vida dos estudantes, retorno à escola e desejo de continuar e concluir a modalidade de ensino. O levantamento bibliográfico teve como base de referência, principalmente, os estudos de Arroyo (2000, 2006); Freire (1991, 1996, 2003, 2005); Ghiraldelli Junior (2000, 2006, 2008); Gil (1999, 2002, 2008); Haddad (2000, 2008) e Soares (1996, 2002). No processo de recolha de dados foram realizadas as técnicas observação e entrevista semiestruturada com quatro estudantes matriculados na modalidade há um período igual ou superior a dois anos. Por meio das suas narrativas foi possível inferir que a primeira evasão escolar resultou de prejuízos econômicos e sociais, e o retorno à escola representou a chance de recuperar o tempo perdido na infância, conseguir melhores inserções no mercado de trabalho formal, autonomia social e resgate da autoestima. São essas perspectivas que impulsionam os esforços em torno da permanência. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Maria Eurácia Barreto de | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Erica Bastos da | - |
dc.contributor.referee2 | Clark, Geórgia Nellie | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Motivacoes_Influenciam_Permanencia_TCC_2019.pdf | 821,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.