Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3688
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Da Exclusão à reinserção na escola: motivações para o abandono e retorno dos jovens e adultos aos estudos formais
metadata.dc.creator: Moreira, Tania Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Carlos Adriano da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Erica Bastos da
Référence bibliographique: MOREIRA, Tania Oliveira. Da exclusão à reinserção na escola: motivações para o abandono e retorno dos jovens e adultos aos estudos formais, Amargosa-BA. 2018. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
metadata.dc.description.resumo: A educação de jovens e Adultos vem atravessando ao longo da história um grande processo de exclusão. Diante desse contexto, alunos encontram dificuldades que são determinantes para serem afastados da escola, fato que é cada vez mais agravado pela falta de acesso aos bens culturais, sociais e políticos. A questão do abandono e retorno dos estudantes aos bancos escolares implica refletir o que os motivaram a recomeçarem seus estudos depois de terem sido excluídos do processo de escolarização no ensino formal ainda durante a infância ou adolescência. Diante dessa situação, esta pesquisa de modo geral busca compreender as motivações que levam os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos a terem abandonado e a retornarem à escola. Para alcançar o nosso objetivo, delineamos uma metodologia de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com três alunos e observação em sala de aula. Toda a pesquisa foi respaldada principalmente nos seguintes pesquisadores: Freire (1987; 1985), Paiva (2004), Hadad (2002), Sampaio (2009), Pinto (2010), Galvão (2007), dentre outros que mergulham nas discussões em torno da EJA. Através do diálogo respaldado nos referenciais consultados nas discussões e análises obtidas, podem-se fazer algumas considerações relevantes: os motivos que levaram os alunos abandonarem seus estudos estão atrelados à situação de vulnerabilidade econômica de suas famílias, provocando o trabalho na infância. Nas falas dos estudantes foi possível constatar situação de exclusões, preconceitos e discriminações que sofreram tanto na escola, na família, até mesmo no ambiente de trabalho, decorrentes da insuficiência de conhecimentos que são exigidos pela sociedade. Em suma, a pesquisa aponta a necessidade de outros estudos sobre a temática, a fim de que sejam discutidos com profundidade, partindo das denúncias presentes nas narrativas dos sujeitos desta pesquisa.
Mots-clés: Educação de jovens e adultos - EJA
Abandono escolar
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-26T20:59:54Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3688
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Exclusao_Reinsercao_Escola_TCC_2018.pdf1,14 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.