Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3688
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | Da Exclusão à reinserção na escola: motivações para o abandono e retorno dos jovens e adultos aos estudos formais |
metadata.dc.creator: | Moreira, Tania Oliveira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Carlos Adriano da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Erica Bastos da |
Citación : | MOREIRA, Tania Oliveira. Da exclusão à reinserção na escola: motivações para o abandono e retorno dos jovens e adultos aos estudos formais, Amargosa-BA. 2018. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. |
metadata.dc.description.resumo: | A educação de jovens e Adultos vem atravessando ao longo da história um grande processo de exclusão. Diante desse contexto, alunos encontram dificuldades que são determinantes para serem afastados da escola, fato que é cada vez mais agravado pela falta de acesso aos bens culturais, sociais e políticos. A questão do abandono e retorno dos estudantes aos bancos escolares implica refletir o que os motivaram a recomeçarem seus estudos depois de terem sido excluídos do processo de escolarização no ensino formal ainda durante a infância ou adolescência. Diante dessa situação, esta pesquisa de modo geral busca compreender as motivações que levam os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos a terem abandonado e a retornarem à escola. Para alcançar o nosso objetivo, delineamos uma metodologia de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com três alunos e observação em sala de aula. Toda a pesquisa foi respaldada principalmente nos seguintes pesquisadores: Freire (1987; 1985), Paiva (2004), Hadad (2002), Sampaio (2009), Pinto (2010), Galvão (2007), dentre outros que mergulham nas discussões em torno da EJA. Através do diálogo respaldado nos referenciais consultados nas discussões e análises obtidas, podem-se fazer algumas considerações relevantes: os motivos que levaram os alunos abandonarem seus estudos estão atrelados à situação de vulnerabilidade econômica de suas famílias, provocando o trabalho na infância. Nas falas dos estudantes foi possível constatar situação de exclusões, preconceitos e discriminações que sofreram tanto na escola, na família, até mesmo no ambiente de trabalho, decorrentes da insuficiência de conhecimentos que são exigidos pela sociedade. Em suma, a pesquisa aponta a necessidade de outros estudos sobre a temática, a fim de que sejam discutidos com profundidade, partindo das denúncias presentes nas narrativas dos sujeitos desta pesquisa. |
Palabras clave : | Educação de jovens e adultos - EJA Abandono escolar |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 2018 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-26T20:59:54Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3688 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Exclusao_Reinsercao_Escola_TCC_2018.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.