Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3688
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreira, Tania Oliveira-
dc.date.accessioned2024-09-26T20:59:54Z-
dc.date.available2024-09-26T20:59:54Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMOREIRA, Tania Oliveira. Da exclusão à reinserção na escola: motivações para o abandono e retorno dos jovens e adultos aos estudos formais, Amargosa-BA. 2018. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3688-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultos - EJApt_BR
dc.subjectAbandono escolarpt_BR
dc.titleDa Exclusão à reinserção na escola: motivações para o abandono e retorno dos jovens e adultos aos estudos formaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA educação de jovens e Adultos vem atravessando ao longo da história um grande processo de exclusão. Diante desse contexto, alunos encontram dificuldades que são determinantes para serem afastados da escola, fato que é cada vez mais agravado pela falta de acesso aos bens culturais, sociais e políticos. A questão do abandono e retorno dos estudantes aos bancos escolares implica refletir o que os motivaram a recomeçarem seus estudos depois de terem sido excluídos do processo de escolarização no ensino formal ainda durante a infância ou adolescência. Diante dessa situação, esta pesquisa de modo geral busca compreender as motivações que levam os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos a terem abandonado e a retornarem à escola. Para alcançar o nosso objetivo, delineamos uma metodologia de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com três alunos e observação em sala de aula. Toda a pesquisa foi respaldada principalmente nos seguintes pesquisadores: Freire (1987; 1985), Paiva (2004), Hadad (2002), Sampaio (2009), Pinto (2010), Galvão (2007), dentre outros que mergulham nas discussões em torno da EJA. Através do diálogo respaldado nos referenciais consultados nas discussões e análises obtidas, podem-se fazer algumas considerações relevantes: os motivos que levaram os alunos abandonarem seus estudos estão atrelados à situação de vulnerabilidade econômica de suas famílias, provocando o trabalho na infância. Nas falas dos estudantes foi possível constatar situação de exclusões, preconceitos e discriminações que sofreram tanto na escola, na família, até mesmo no ambiente de trabalho, decorrentes da insuficiência de conhecimentos que são exigidos pela sociedade. Em suma, a pesquisa aponta a necessidade de outros estudos sobre a temática, a fim de que sejam discutidos com profundidade, partindo das denúncias presentes nas narrativas dos sujeitos desta pesquisa.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.contributor.referee1Oliveira, Carlos Adriano da Silva-
dc.contributor.referee2Silva, Erica Bastos da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Exclusao_Reinsercao_Escola_TCC_2018.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.