Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3688
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Moreira, Tania Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T20:59:54Z | - |
dc.date.available | 2024-09-26T20:59:54Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Tania Oliveira. Da exclusão à reinserção na escola: motivações para o abandono e retorno dos jovens e adultos aos estudos formais, Amargosa-BA. 2018. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3688 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos - EJA | pt_BR |
dc.subject | Abandono escolar | pt_BR |
dc.title | Da Exclusão à reinserção na escola: motivações para o abandono e retorno dos jovens e adultos aos estudos formais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação de jovens e Adultos vem atravessando ao longo da história um grande processo de exclusão. Diante desse contexto, alunos encontram dificuldades que são determinantes para serem afastados da escola, fato que é cada vez mais agravado pela falta de acesso aos bens culturais, sociais e políticos. A questão do abandono e retorno dos estudantes aos bancos escolares implica refletir o que os motivaram a recomeçarem seus estudos depois de terem sido excluídos do processo de escolarização no ensino formal ainda durante a infância ou adolescência. Diante dessa situação, esta pesquisa de modo geral busca compreender as motivações que levam os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos a terem abandonado e a retornarem à escola. Para alcançar o nosso objetivo, delineamos uma metodologia de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com três alunos e observação em sala de aula. Toda a pesquisa foi respaldada principalmente nos seguintes pesquisadores: Freire (1987; 1985), Paiva (2004), Hadad (2002), Sampaio (2009), Pinto (2010), Galvão (2007), dentre outros que mergulham nas discussões em torno da EJA. Através do diálogo respaldado nos referenciais consultados nas discussões e análises obtidas, podem-se fazer algumas considerações relevantes: os motivos que levaram os alunos abandonarem seus estudos estão atrelados à situação de vulnerabilidade econômica de suas famílias, provocando o trabalho na infância. Nas falas dos estudantes foi possível constatar situação de exclusões, preconceitos e discriminações que sofreram tanto na escola, na família, até mesmo no ambiente de trabalho, decorrentes da insuficiência de conhecimentos que são exigidos pela sociedade. Em suma, a pesquisa aponta a necessidade de outros estudos sobre a temática, a fim de que sejam discutidos com profundidade, partindo das denúncias presentes nas narrativas dos sujeitos desta pesquisa. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Maria Eurácia Barreto de | - |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Carlos Adriano da Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Erica Bastos da | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Exclusao_Reinsercao_Escola_TCC_2018.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.