Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3687
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: A importância da literatura infantil na formação de alunos leitores: uma proposta de pesquisa-ação
metadata.dc.creator: Pereira, Karla Dayane Santos Barreto
metadata.dc.contributor.advisor1: Orrico, Nanci Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee2: Perreira, Ivanete Gomes
Référence bibliographique: PEREIRA, Karla Dayane Santos Barreto. A importância da literatura infantil na formação de alunos leitores: uma proposta de pesquisa-ação, Amargosa-BA. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia apresenta percurso da história da Literatura Infantil no Brasil e mundo e até se consolidar como importante recurso didático nas escolas para formação de leitores. Destaca-se a Literatura Infantil como uma fonte enriquecedora de conhecimento e informação visto que esta oferece um método prazeroso e lúdico para que as crianças possam enveredar no mundo da leitura. Evidenciou-se nesta pesquisa o quanto é importante a mesma estar presente na sala de aula apresentando-a como uma grande aliada no processo de aquisição da leitura. Também foram apresentadas diferentes maneiras de trabalhar com a literatura e possíveis recursos, através de um projeto de pesquisa-ação. Desse modo, os objetivos dessa pesquisa foram os de: compreender como o trabalho com a literatura infantil pode ser um importante mecanismo de formação de leitores engajados e que desenvolvem um senso crítico sobre a realidade, refletir sobre práticas de incentivo à leitura por meio dos contos da literatura infantil e reconhecer as possibilidades de trabalho dentro dessa perspectiva. Através da pesquisa, constatou-se que a leitura proporciona ao leitor aprimorar seu caráter, sua personalidade, sua criatividade, imaginação e futuramente tornar-se um leitor crítico, apto a exercer sua cidadania, consciente da realidade social em que está inserido e das possibilidades de transformá-la.
Mots-clés: Educação infantil
Literatura infantil
Educação lúdica
Leitura
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 28-aoû-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-26T20:23:29Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3687
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Importancia_Literatura_Formacao_TCC_2018.pdf1,38 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.